quarta-feira, 10 de abril de 2013

MAIS DE CEM GUARDA-PARQUES CONCLUEM TREINAMENTO


    Profissionais irão atuar em unidades de conservação de proteção integral

    Os 109 guarda-parques que concluíram o curso de formação de nove semanas ministrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) receberam seus diplomas nesta sexta-feira (5/4). Os profissionais atuarão em unidades de conservação de proteção integral do Estado do Rio, que conta hoje com o primeiro serviço profissional de guarda-parques do país. Eles irão orientar os visitantes e combater incêndios florestais.

- Queremos investir cada vez mais nas nossas unidades de conservação, criando corredores culturais, passeios orientados, souvenirs, exposições e ecoturismo. Para este investimento, que agrega valor e beneficia os municípios que sediam os parques, a atuação dos guarda-parques é fundamental - afirmou o secretário do Ambiente, Carlos Minc.

A presidente do Inea, Marilene Ramos, deu as boas vindas aos formandos destacando a importância da agenda da biodiversidade para o governo estadual.

- Esta é uma agenda da maior importância dentro da estrutura do governo, que tem nos apoiado nesse trabalho de fortalecimento das unidades de conservação. Temos um pacote de investimentos em andamento, incluindo aquisição de mais equipamentos e obras de infraestrutura, com recursos de compensações ambientais, para que nossas unidades de conservação tenham uma estrutura cada vez melhor - disse Marilene Ramos.

No total, vão passar pela formação todos os 220 guarda-parques que passaram no processo de seleção realizado em 2012. O investimento total nos cursos é de R$ 1,5 milhão. Além disso, foram aplicados R$ 8 milhões na aquisição de equipamentos, com recursos de compensação ambiental.


Fonte: Marcelo Segalebra
           Governo do Rio de Janeiro


0 comentários:

Enviar um comentário