terça-feira, 11 de junho de 2013

Brasil: Guarda-parques apreendem rede de pesca


    Brasil: Guarda-parques apreendem rede de pesca ilegal na Praia de Sul
    Três redes de pesca de espera colocadas clandestinamente foram apreendidas por uma equipe de guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no canal que liga a Lagoa do Sul ao mar, na Reserva Biológica da Praia do Sul, uma das unidades de conservação administradas pelo órgão na Ilha Grande, em Angra dos Reis.
As redes apreendidas mediam mais de 10 metros e haviam sido colocadas recentemente, já que a área é monitorada com regularidade. Os animais ainda vivos presos na rede foram soltos e as carcaças dos que já haviam morrido foram descartadas. O material apreendido será destruído, mas os responsáveis não foram encontrados. Agora, a fiscalização no local será intensificada para coibir novas ações criminosas.
Conhecida como curral, esta técnica é altamente predatória, pois captura todos os peixes e crustáceos que transitam no canal, afetando o ecossistema local. A Lagoa do Sul, assim como a sua vizinha Lagoa do Leste, é uma das lagoas mais bem preservadas do Estado do Rio de Janeiro. Está situada em uma unidade de conservação onde a visitação recreativa não é permitida para se manter intacta toda a cadeia ecológica, que começa na cumeeira da serra acima, prossegue pelas encostas que levam às duas lagoas e destas, por fim, ao mar. A pesca clandestina quebra esta cadeia e se constitui em crime ambiental.

Fonte: ANGRANEWS/Marcelo Segalerba

0 comentários:

Enviar um comentário