quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Abate de um lobo-ibérico no Parque Nacional Peneda-Gerês

Abate de um lobo-ibérico no Parque Nacional Peneda-Gerês e medidas de preservação da espécie
Um lobo-ibérico foi abatido a tiro no Parque Nacional Peneda-Gerês a 17 de outubro. O animal tinha uma coleira GPS e era seguido por telemetria. Tratava-se da única fêmea reprodutora naquela alcateia e tinha tido crias no final de maio. Esta é já a segunda morte de um lobo-ibérico por causas humanas neste Parque Natural.
A morte ocorreu em dia de caça e o cadáver foi encontrado com uma acumulação de chumbos na zona lombar, um tiro no crânio e mordeduras de pelo menos dois cães.
Estima-se que apenas existam 300 lobos-ibéricos no país, concentrados principalmente em três núcleos no norte do Douro.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, as seguintes perguntas:
1. O Ministério considera suficiente o número e os meios dos vigilantes da natureza neste Parque Natural para proteger a sua biodiversidade, nomeadamente a situação do lobo-ibérico?
2. Que medidas vai o Ministério tomar para garantir que são implementadas medidas de proteção do lobo-ibérico, uma espécie que se encontra já numa difícil situação de preservação?

Bloco de Esquerda

0 comentários:

Enviar um comentário