sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Vigilantes da Natureza Juniores do Trilho “À descoberta da Natureza”.

Na Escola D. Fernando II situada em Sintra (Portugal), foi construído um trilho (percurso de interpretação ambiental), com a colaboração do Parque Natural de Sintra-Cascais, no bosque existente na escola, na sequência desta iniciativa está-se a realizar um projecto de criação do programa de formação de Vigilantes da Natureza Juniores.
Entre as actividades programadas para o trilho, está a efectuar-se a formação para os Vigilantes da Natureza Juniores, que são os alunos com incumbências de protecção do percurso pedestre e de sensibilização dos colegas para os valores existentes. Os alunos que aderiram ao programa de formação dos Vigilantes da Natureza Juniores têm entre os 10 e os 15 anos.
O projecto inicial terá a duração de 5 anos, pretende-se que os alunos que têm actualmente 10 anos permaneçam no programa até aos 15 anos, o alargamento da iniciativa para o ensino secundário irá depender do sucesso da iniciativa.
Estão a decorrer actividades de educação ambiental, interpretação do trilho e a realização de jogos educativos que fazem parte da formação para os Vigilantes da Natureza Juniores. O reconhecimento como Vigilante da Natureza Júnior será concretizado através da atribuição de diploma e da distribuição de boné e T-shirt com o logótipo de VN Júnior.
Os objectivos principais do programa Vigilante da Natureza Júnior consistem em encorajar os alunos a explorar e aprender mais sobre a Natureza, “formar” os guias do percurso pedestre do Trilho “À descoberta da Natureza” e divulgar a profissão de Vigilante da Natureza junto dos jovens.

APGVN


0 comentários:

Enviar um comentário