quarta-feira, 7 de maio de 2014

Portugal: Homenagem ao Doutor Nuno Gomes Oliveira

Homenagem ao Doutor Nuno Gomes Oliveira

A Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza homenageou o Doutor Nuno Gomes Oliveira no XVII Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza – XI Jornadas Técnicas, realizadas nos dias 4 e 5 de Maio de 2014, em Rio Maior.
O texto que serviu de suporte à homenagem foi o seguinte:

Excelentíssimo Senhor Doutor Nuno Gomes Oliveira
Excelentíssimos Senhores

É com imensa honra e enorme satisfação que, neste momento, diante de uma plateia composta por defensores da natureza, que a Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza homenageia o Doutor Nuno Gomes Oliveira, que devota a sua vida às causas ambientais.

A sua dedicação à defesa da Natureza, sempre se pautou pela coragem, persistência, saber e muito trabalho.

As suas opiniões são respeitadas e ecoam por todo o País, incitando à prática da preservação e protecção de áreas importantes para a conservação da natureza.
Ao longo dos anos temos acompanhado o fruto do seu trabalho, que tem tido reflexos na educação e sensibilização ambiental de muitos Portugueses.
Gestor e Cientista brilhante, possuidor de cultura vasta, profunda e diversificada, acompanhada sempre, de imensa humildade, sem dúvida uma das marcas mais características de sua inolvidável personalidade.

Dono de uma vida intensa, realiza as suas inúmeras actividades com coragem, altivez e responsabilidade, trabalhando e lutando pelas ideias e teses em que acredita.

Nuno Fernando da Ascenção Gomes Oliveira, nasceu em Vila Nova de Gaia (Porto, Portugal), tem o curso de Ecologia Humana e a licenciatura em Biologia (Universidade de Bordéus), é Mestre em Ecologia Humana (Universidade de Évora) e Doutorado em Biologia – Ramo Ecologia (Universidade de Coimbra).

Foi colaborador do Núcleo de Estudos Ornitológicos da Faculdade de Ciências do Porto (1971/74) e fundador do Núcleo Português de Estudo e Protecção da Vida Selvagem (1974).

Em 1981 elaborou, a pedido da Câmara Municipal de Valongo, um primeiro estudo para classificação das Serras de S. Justa, Pias e Castiçal e, em 1990, igualmente a pedido da Câmara Municipal de Valongo, foi elaborado um novo projecto.

Foi autor do projecto “Parque Biológico de Gaia”, equipamento pelo qual é responsável desde 1983.

Foi autor dos projectos do “Parque de Dunas da Aguda”, “Parque Biológico de Vinhais”, do “Parque Botânico do Castelo“, “Parque Municipal da Lavandeira” e “Parque do Conde das Devesas”, entre outros.

Desenvolveu trabalhos em várias áreas protegidas, em Portugal e no estrangeiro, e foi autor da proposta de criação da "Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto" (1971) e da “Reserva Natural Local do Estuário do Douro” (2008).

Colaborou com a Comissão Nacional do Ambiente, o Serviço Nacional de Participação das Populações, o Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza, o Serviço de Caça, o Instituto de Conservação da Natureza e o Instituto de Promoção Ambiental, e com várias Autarquias, e foi bolseiro da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e do Comité de Desafios da Sociedade Moderna, da NATO.

Em 1990 recebeu o Prémio Nacional de Conservação da Natureza e do Património Histórico-Natural, atribuído pelas Secretarias de Estado do Ambiente, Juventude e Energia.

 Em 1995 recebeu o “Prémio 25 pessoas - 25 anos de Conservação da Natureza - Quercus 10º Aniversário”.

Em 2000 recebeu uma Menção Honrosa conferida pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, por “se distinguir na sua acção como amigo do ambiente”.

É autor de dezenas de publicações, filmes e palestras, de que se destacam os livros “Introdução ao estudo e observação das Aves” (1979), Áreas de importância natural da região do Porto – Memória para o futuro (2008), Ecoturismo e Conservação da Natureza (2009), José Bonifácio de Andrada e Silva, o primeiro ecologista de Portugal e do Brasil (2011), Ensaio sobre as Camélias e o Parque da Quinta do Conde das Devesas (2013) e Parque Biológico de Gaia, 1983-2013 (2013).

Foi administrador (2000/2005) e presidente (2005/2010) da empresa municipal Parque Biológico de Gaia, EEM e vice-presidente da Águas e Parque Biológico de Gaia, EEM (2011/2013).

Presentemente é Director do Parque Biológico de Gaia, administrador não-executivo da Simdouro, Saneamento do Grande Porto, SA (Grupo Águas de Portugal), e vogal da Direcção da Associação Portuguesa de Camélias.

O Doutor Nuno Gomes Oliveira conseguiu, com inegável mestria, unir o conhecimento, adquirido nas Universidades e no terreno, com a arte de tornar esse conhecimento popular e acessível, através das suas obras literárias e áreas protegidas que criou.

Termino com a citação de Albert Einstein:

“Não se deve ir atrás de objectivos fáceis.
É preciso buscar o que só pode ser alcançado
por meio dos maiores esforços.”

Muito Obrigado! Senhor Doutor Nuno Gomes Oliveira

1 comentários:

Enviar um comentário