quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Novas espécies de lagartixas são descobertas em região remota da Austrália

Um grupo de cientistas descobriu duas novas espécies de lagartixas numa região remota da península de Cape York, a nordeste da Austrália, informaram esta quinta-feira fontes académicas do país.
O líder da expedição científica, Conrad Hoskin, investigador da Universidade James Cook, descobriu as espécies no planalto de florestas da cordilheira de Cape Melville, a cerca de 170 quilómetros da cidade de Cooktown.
Hoskin explicou num comunicado da Universidade James Cook que as duas espécies estavam escondidas numa área de montanha isolada e remota, rodeada por grandes formações de rocha.
As duas lagartixas foram baptizadas oficialmente e descritas na última edição da revista científica Zootaxa. Com essas novas lagartixas, o pesquisador Hoskin acumula cinco espécies de animais descobertas em Cape Melville.
Para Hoskin, a cordilheira Melville ficou muito isolada do resto do mundo durante milhões de anos e por isso «provavelmente tem a maior quantidade de espécies de animais únicas por área que qualquer outro lugar da Austrália».
Os nomes científicos dos dois animais, Carlia wundalthini e Glaphyromorphus othelarrni, foram escolhidos por líderes aborígenes da região.
Fonte: DD

0 comentários:

Enviar um comentário