segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Ursos polares, baleias, tubarões e gazelas protegidos pela ONU

Mais 31 espécies estão declaradas protegidas pelas Nações Unidas, decisão tomada na conferência da Conservação de Espécies Migratórias de Animais Selvagens realizada no Equador. Só o leão africano falhou a nomeação, por agora.
O leão africano foi o único excluído das 32 novas propostas apresentadas à classificação de "espécie protegida" pelas Nações Unidas. Ursos polares, baleias, tubarões e gazelas foram alguns dos eleitos na conferência da Conservação de Espécies Migratórias de Animais Selvagens, organizada pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente. A conferência que decorreu em Quito (no Equador) durante seis dias, terminou este domingo e reuniu centenas de especialistas.
Com esta conferência, eleva-se a 569 a proteção de espécies migratórias - aves, mamíferos e peixes. À lista já existente foi acrescentado um número recorde de 21 espécies de tubarões, raias e peixes-serra. As gazelas-de-grant (comuns em África) e a ave abetarda (encontrada na Europa, Portugal incluído, e Ásia) são outras das recém-declaradas. De fora ficou, por agora, o leão africano, devido à escassez de informação dos países onde vive.
"Desde a poluição nos nossos oceanos, aos efeitos das alterações climáticas, à caça e sobreexploração - as ameaças que os animais migratórios enfrentam acabarão por  afetar-nos a todos" defende Bradnee Chambers, secretário-executivo do departamento de Conservação de Espécies Migratórias de Animais Selvagens da ONU.
O encontro reuniu cerca de 900 especialistas de 120 países diferentes. "Foi a melhor conferência, com o maior número de delegados inscritos. Foi uma conferência histórica", concluiu Brandnee Chambers na sessão de encerramento.
A próxima conferência está agendada para 2017 e terá lugar nas Filipinas.
Fonte: Expresso

0 comentários:

Enviar um comentário