sexta-feira, 1 de julho de 2016

Vigilantes da Natureza únicos habitantes nas ilhas mais isoladas de Portugal


Os Vigilantes da Natureza são o garante da soberania de Portugal nas ilhas Selvagens, a sua presença mantém-se há 34 anos ininterruptamente (rotatividade a cada duas semanas), num local inóspito, isolado e distante de todas as infraestruturas básicas e sem assistência médica.

O subarquipélago das Selvagens é composto por duas ilhas (Selvagem Grande e Selvagem Pequena) e vários ilhéus, faz parte da Região Autónoma da Madeira e situa-se a cerca de 300 quilómetros a sul do Funchal, a 1.000 do continente europeu e a 165 a norte das Canárias, tendo já sido visitado por três Presidentes da República (Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva).

Os Vigilantes da Natureza também são presença assídua e permanente nas ilhas Desertas (Região Autónoma da Madeira) e nas ilhas das Berlengas (Peniche).

As ilhas Desertas são constituídas por um grupo de 3 ilhéus (ilhéu Chão, deserta Grande e Bugio) ficam a 35 km da cidade do Funchal (Madeira), possuem um património natural único protegido em permanência pelo Corpo de Vigilantes da Natureza.

O arquipélago oceânico das Berlengas é composto por numerosas ilhas e rochedos de contorno irregular, com encostas escarpadas, dispostas em três grupos, nomeadamente a Berlenga, as Estelas e os Farilhões-Forcadas. Fica situado na Plataforma Continental da fachada oeste da Península Ibérica, cerca de 6 milhas para ocidente do cabo Carvoeiro, junto da cidade de Peniche. Excetuando os meses de verão na ilha da Berlenga existem apenas 4 habitantes, 2 Vigilantes da Natureza e 2 Faroleiros.

Os Vigilantes da Natureza em número reduzido e com escassos meios ao seu dispor continuam a ser a garantia da integridade e de defesa destas Reservas Naturais isoladas e distantes.


APGVN

0 comentários:

Enviar um comentário