segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

DIA NACIONAL DO VIGILANTE DA NATUREZA


DIA NACIONAL DO VIGILANTE DA NATUREZA

2 de fevereiro de 2021

 

Há 30 anos que se comemora o Dia do Vigilante da Natureza, é um dia especial, nesta data estes profissionais reúnem-se para rever companheiros com quem não estão há bastante tempo, trocam experiências e conhecimentos, mas, este ano tudo é diferente, não será possível organizar nenhum evento presencialmente devido à pandemia.

Os Vigilantes da Natureza garantem a existência do importantíssimo património natural e ambiental do nosso país, não vendo refletidas nas suas condições de vida e de trabalho esse devido reconhecimento.

Ano após ano, os sucessivos governos prometem a valorização da carreira, do reforço de efetivos e da modernização dos meios que irão proporcionar uma melhor atuação. Promessas nunca cumpridas, de circunstância e rapidamente esquecidas.

 

Portugal assumiu a 1 de janeiro, a sua quarta presidência do Conselho da União Europeia (UE), que se estende pelo primeiro semestre de 2021, tendo como lema “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”, com as seguintes prioridades:

Promover uma recuperação alavancada pelo clima (…);

Reforçar a autonomia da Europa mantendo-se aberta ao mundo, assumindo um papel de liderança na ação climática (…).”

 

As prioridades da liderança portuguesa no Conselho da União Europeia baseiam-se na luta contra as alterações climáticas e a perda da biodiversidade, com as Áreas Protegidas na vanguarda, estas soluções sustentadas na Natureza será que vão ser realizadas?

Como é que este governo se compromete em atingir estes objetivos, alcançar estas metas, em seis meses, quando está a cumprir o seu segundo mandato na governação de Portugal e ainda não cumpriu com a prometida valorização dos Vigilantes da Natureza que estão na linha da frente na proteção das espécies, da biodiversidade, dos ecossistemas, que fiscalizam os operadores de gestão de resíduos, ilegais e licenciados no âmbito do regime geral da gestão de resíduos, a caça e pesca; assumem as funções de vigilância, fiscalização e monitorização relativas ao ambiente e recursos naturais, no âmbito do domínio hídrico, património natural e conservação da natureza, e asseguram a proteção das Áreas protegidas, das Matas Nacionais, Florestas Autóctones e da Rede Natura 2000.

 

Diariamente o ser humano enfrenta situações complicadas, que podem ser resolvidas através da ajuda de profissionais como os médicos, os bombeiros ou a polícia. E no que diz respeito à Natureza, quem é que a ajuda?

Assista aos eventos programados e fique a conhecer melhor os VIGILANTES DA NATUREZA!

 

Em 2 de fevereiro de 2021, no Dia Nacional do Vigilante da Natureza estão programadas as seguintes atividades:

 

- Em colaboração com o Sindicato Nacional da Proteção Civil e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas irá realizar-se de um Webinar

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NjU1YzFhNjAtNjdhOS00MDI3LTllNzMtMGFkNmU3MjY0MDg5%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%229fb1cbbb-cfb6-4066-951d-af243f989e8d%22%2c%22Oid%22%3a%224413619a-5d37-46c0-9321-8159e9a0c95f%22%2c%22IsBroadcastMeeting%22%3atrue%7d

 

- Será apresentado um filme sobre os Vigilantes da Natureza em colaboração com o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas.

 

 

Fui para os bosques para viver de livre vontade,

Para sugar todo o tutano da vida…

Para aniquilar tudo o que não era vida,

E para, quando morrer, não descobrir que não vivi!”

Thoreau

 

 

APGVN – Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza



 

2 comentários:

  • Desde 1999 os Vigilantes da Natureza de 2ª classe (VN) em início de carreira estão a ganhar menos 270 euros que os Observadores Meteorológicos de 2ª classe (OM. A tabela salarial dos VN começa nos 693,13 euros (índice 5) e a tabela dos OM começa nos 964,06 euros (índice 10/11). Pelo regime de pontos atual, ao fim de 40 anos, se não existirem concursos para a categoria superior, um VN recebe 874,55 euros (índice 8/9) e um OM 1160,32 euros (índice 14/15). Trata-se de carreiras em que funcionários com habilitações semelhantes monitorizam o ambiente. No entanto, existe uma grande diferença de vencimento. Consultem o DL nº 470/99 de 6 de novembro e o DL nº 553/99 de 15 de dezembro, ambos do Ministério do Ambiente.

    Os VN monitorizam o ar, a água, a flora, a fauna e o estado dos habitats naturais. Participam em estudos científicos, colaborando com os investigadores no trabalho de campo. Estabelecem a ligação entre o estado e as populações rurais. Recolhem animais silvestres feridos e efetuam o seu transporte para centos de recuperação. Realizam ações de educação ambiental. Fiscalizam o cumprimento da legislação ambiental. Contribuem para a deteção e primeira intervenção em fogos rurais.

    Quando a carreira de VN foi criada foram integrados no pessoal técnico profissional e, devido às exigências previstas no seu conteúdo profissional, ganhavam mais que os Guardas Florestais. Agora é o contrário.

    A carreira de VN precisa de ser valorizada para que estes funcionários se sintam motivados e executem o importante trabalho de que foram incumbidos.

    16 de fevereiro de 2021 às 11:07

  • Estou no fim da minha carreira de Vigilante da Natureza e só ao fim de quarenta e um anos cheguei ao topo da carreira, o decreto lei 470 agora revogado previa de cinco em cinco anos subidas automáticas de categoria e desde á vinte anos que era especialista finalmente em 2021 vou reformar-me como Vigilante Especialista Principal. Espero que no futuro valorizem mais o trabalho dos Vigilantes e valorizem os Vigilantes que tudo fazem para que as gerações vindouras encontrem um ambiente saudável onde possa existir uma partilha entre o homem e a Natureza para o bem estar de todo o nosso Planeta. Quero deixar um recado aos meus colegas Vigilantes, esta foi e penso que será a melhor profissão do Mundo porque trabalhamos em prol da humanidade para um Ambiente saudável. Tivemos e temos muitas dificuldades em nos implantarmos mas com a nossa perseverança o nosso querer e o nosso trabalho vamos conseguir vencer e mostrarmos o quanto o trabalho dos Vigilantes é digno e de extrema importância. Bem hajam os Vigilantes da Natureza.

    14 de abril de 2021 às 08:21

Enviar um comentário