segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Informe do presidente da FIG, julho a outubro de 2013

Enquanto escrevo isso na Europa, após o Encontro Anual da Associação Francesa de Guarda-Parques, percebo que muitos guarda-parques estão enfrentando desafios de todas as formas e tamanhos. Desde falta de segurança e más condições de trabalho em muitas regiões até o enfretamento de caçadores armados na África, Ásia e América Latina, todas estas questões são igualmente válidas. O que estou, no entanto, é cada vez mais otimista sobre a capacidade da família de guarda-parques e nossa crescente base de apoio para ajudar uns aos outros em tempos de necessidade e amizade, e para superar, ou pelo menos descobrir os desafios que temos. Nossa recente homenagem e comemoração do Dia Mundial do Guarda-Parque é apenas um exemplo. Por meio do quadro de honra em memória e do momento de recordação honramos aqueles que perderam suas vidas no cumprimento do dever. Isso fortalece a nossa determinação de evitar que essa tragédia ocorra no futuro e também de auxiliar as famílias deixadas, caso isso ocorra. O Dia Mundial do Guarda-Parque faz homenagem aos guarda-parques falecidos, no entanto, ele tem a dupla finalidade de também celebrar o bom trabalho que guarda-parques estão fazendo pela conservação e as comunidades ao redor do mundo. Este ano vimos um aumento da participação do setor de guarda-parques e também de nossa crescente base de apoio.
Muitas outras organizações e indivíduos juntaram-se aos guarda-parques para marcar este dia. Do Cazaquistão à Costa Rica e da Austrália ao Quênia, nós honramos este dia. Até mesmo recebemos uma carta de agradecimento e bons desejos de Sua Alteza Real, o Príncipe William, o duque de Cambridge, e uma mensagem de vídeo de nossa Embaixadora, Dra. Jane Goodall, para os guarda-parques do mundo.
Tendo participado do Congresso Europarcs e viajado pela Europa, estou feliz em dizer que temos agora em andamento o desenvolvimento de uma série de novas associações. Lago Baikal, na Rússia, Sérvia, Hungria e Letônia, todos estão interessados em se juntar sob a bandeira da FIG, e a Eslováquia em renovar sua associação. Temos também as associações com potencialidade de surgir no Cazaquistão, Quênia e Uganda. Para todas as novas associações que pretendem se constituir, será dado um auxílio de 500 dólares do parceiro da FIG, The Thin Green Line Foundation - TGLF. Então, se você deseja formar uma associação ou ajudar outra área a ser criada, entre em contato.
Tendo-me reunido até o momento nesta visita com guarda-parques húngaros, eslovacos, sérvios, russos, letões e franceses, estou muito empolgado com a ideia da FIG de encaminhamento de projetos de irmandade entre as associações. Muitas associações já estão colocando isso em prática, como PAWA na Austrália, com o Brasil. E daqui para frente: por exemplo, a “Garde Nature de France” (associação francesa) está interessada em ajudar alguns países e regiões africanas de língua francesa para começar suas associações e ajudar com projetos nessas regiões. Húngaros podem unir-se com a Eslováquia e a Sérvia. Uma Associação Australiana com uma nova Associação de Guarda-Parques do Timor. Há muitas opções e oportunidades interessantes para associações existentes adicionar novas dimensões a suas associações e formalizar seu trabalho entre associações. Você vai ouvir mais sobre isso em breve e espero que todos participem com o entusiasmo que vemos quando guarda-parques reúnem-se ao redor do mundo.
Também existe uma grande oportunidade com o 3º Congresso Europeu que será sediado na Croácia em Maio de 2014 e para o Congresso Mundial de Parques, em Sydney, em novembro de 2014. O planejamento está em andamento para ambos os eventos. Esperamos ver um grande contingente na Croácia, e o CMP em Sydney apresenta-se como uma grande oportunidade para Guarda-parques, nossas histórias e nossas soluções para estar na frente e no centro do pensamento de conservação global. Eu encorajo todos vocês a pensar sobre como você pode participar, direta ou indiretamente nisso. Nós estaremos convocando para submissões de trabalhos e também para solicitações para aqueles que podem precisar de apoio ao congresso. Mas por favor, se você pode oferecer auxílio diretamente ou por meio de contatos para ajudar a financiar o comparecimento e apresentações de guarda-parques nesses eventos, por favor, entre em contato. A FIG é tão forte quanto seus membros e sua ativa participação.
Desde o último boletim, como presidente, tive o prazer de representar você e suas questões as suas Altezas Reais: Príncipe William e Príncipe Charles. Ambos estão muito interessados em ver que eles podem ajudar e eu vou me reunir em breve novamente com os representantes no Reino Unido para ver o que pode ser possível com o seu apoio e ou envolvimento.
Além disso, reuni-me informalmente com a Diretora-Geral da IUCN, Julia Marton Lefevre, e com o Ministro da Hungria. Logo estarei encontrando-me com guarda-parques alemães, suíços, tchecos e austríacos, bem como guarda-parques croatas e seu ministro.
Sobre as doações, através da TGLF, Wayne Lotter, vice-presidente da FIG, ajudou a entregar os seguintes:
$10 mil dólares em equipamentos para patrulha de guarda-parques na Sumatra, Indonésia;
$10 mil dólares para a reconstrução de casas destruídas por caçadores para guarda-parques na Zâmbia;
Entrega de 250 mosquiteiros, ponchos de chuva e sacos de dormir para guarda-parques do Massai, no Big Life do Quênia; Apoiar as viúvas de guarda-parques na Argentina, Paraguai, Tailândia e em breve nas Filipinas;
E em breve, um curso de primeiros socorros e o fornecimento de kits de primeiros socorros, será experimentado no Quênia, Tanzânia e Uganda, com mais a seguir. Deixe-nos saber o que a sua associação precisa para seus guarda-parques ou no que você pode ser capaz de ajudar outros guarda-parques em necessidade.
Em breve a The Thin Green Line Foundation terá também o status de caridade nos Estados Unidos e Reino Unido, dando novas vias de apoio para guarda-parques e seus membros da FIG.
Através da parceria entre TGLF e FIG, visamos equipar e treinar muito mais guarda-parques ao longo dos próximos 12 meses. Sabemos que há muito trabalho a ser feito, mas passo a passo, estamos fazendo progressos com a sua ativa participação e ajuda.
Meu agradecimento vai também para o comitê executivo da FIG e todos os que doam seu tempo, e para o nosso novo Editor do Boletim e Assistente Executivo Voluntário Nicola Potger.
Então, com renovado vigor e otimismo, o comitê executivo da FIG e eu estamos ansiosos para trabalhar com você, representando e apoiando o excelente trabalho que todos vocês fazem diariamente.
Ainda assim, para mim, não há trabalho mais ilustre do que trabalhar para a proteção da Natureza, e dentro disso, nada mais honroso do que o trabalho do Guarda-parque na linha de frente da conservação.

Atenciosamente

Sean Willmore
Presidente da FIG & Membro da Associação de Guarda-Parques de Victoria
president@internationalrangers.org

0 comentários:

Enviar um comentário