domingo, 4 de outubro de 2009

RNLSAS – capturadas espécies com estatuto de conservação elevado

A 11 de Setembro de 2009, após vários anos de ausência de capturas, foi encontrado um Rato de Cabrera (Microtus cabrerae) o que constitui prova inequívoca da sua ocorrência em território da Reserva Natural das Lagoas de Sto. André e da Sancha.
Essa captura foi efectuada por Carlos Carrapato, Vigilante da Natureza do ICNB (Parque Natural do Vale do Guadiana), tendo ocorrido de forma casual e à mão. Nessa ocasião, tiraram-se algumas fotografias que, posteriormente, foram analisadas por especialistas, confirmando-se as suspeitas iniciais de se tratar, efectivamente, da espécie referida. Note-se que segundo o "Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal", o Rato de Cabrera, espécie endémica da Península Ibérica, tem a categoria de Vulnerável.

No dia 16, no âmbito da campanha outonal de anilhagem de aves realizada em Santo André na Estação Ornitológica Nacional, foram capturados um juvenil de Camão (Porphyrio porphyrio) e um juvenil macho de Ógea (Falco subbuteo). Este facto reveste-se de especial importância, dado ser a primeira vez que, naquela Reserva, se capturam animais destas espécies.

Fonte: ICNB em Notícias ; Foto: Carlos Carrapato

1 comentários:

  • Surgiu-me uma dúvida... O Carlos Carrapato ainda é Vidilante da Natureza, ou foi reclassificado no início do ano com os demais licenciados e mestrados???

    Para mim o Carrapato será sempre um VN, mas há que ser coerente...

    6 de outubro de 2009 às 23:59

Enviar um comentário