sábado, 13 de dezembro de 2008

No Brasil 2000 Pinguins de Magalhães mortos!

Cerca de dois mil pinguins de Magalhães foram encontrados mortos, cobertos de petróleo, nas praias de Florianopolis (Sul do Brasil).
“Mais de 2.000 pinguins deram à costa mortos nas quarenta praias de Florianopolis”, declarou o Biólogo Kleber Machado, explicando que os habitantes enterram as aves que encontram e contactam a associação do bairro que elabora as estatísticas.

“Actualmente, estamos a tratar 170 pinguins no Centro, que também estavam cobertos de petróleo”, acrescentou este responsável que conta com a ajuda de uma vintena de voluntários, biólogos e veterinários.

“Nesta época do ano recebemos entre dois a três pinguins por dia mas neste momento são entre 20 a 30”, explicou.

“Uma vez restabelecidos, as aves serão devolvidas ao mar, numa corrente que os devolverá à Patagónia de onde migraram”, referiu Kleber Machado.

Segundo Kleber Machado, o petróleo provém provavelmente de um navio que se encontrava no alto mar, mas, a Marinha de Guerra Brasileira efectuou vários voos na região, não conseguindo localizar a mancha de petróleo.

Quando as aves estão cobertas de petróleo, perdem a impermeabilidade natural das penas. A água gelada entre em contacto directo com o corpo e elas morrem de hipotermia.

O limite natural das correntes marítimas é o litoral do Estado do Rio de Janeiro e não é raro ver aves extenuadas nas praias turísticas do Rio.

Mas este ano os pinguins foram muito mais para Norte, até Natal (Estado do Rio Grande do Norte), perto do Equador.

Fonte: Lusa

0 comentários:

Enviar um comentário