quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Chegaram mais quatro linces ao Centro Nacional de Reprodução em Silves

Chegaram mais quatro linces ontem à noite, ao Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro para o Lince-ibérico (CNRCLI) de Silves: dois machos, Ébano e Enebro, e duas fêmeas, Espiga e Era.

Os linces foram transferidos do Centro de Cría de La Olivilla, em Jaén, na Andaluzia, onde nasceram em 2008.

As duas fêmeas, Espiga e Era, são as duas linces que não tinha sido possível capturar na semana passada sem criar excessiva agitação nos animais, tendo ficado a sua transferência adiada para ontem.

Após terem sido libertados, cada um num dos cercados com um hectare, foi colocado um coelho vivo no cercado de cada um, que os caçaram. "Este é um indicador positivo sobre a adaptação ao novo espaço", considera o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).

Actualmente, o centro na Herdade das Santinhas, em Silves, já tem sete linces. O primeiro, a fêmea Azahar, chegou no dia 26 de Outubro, vinda de Jerez de la Frontera. Seguiram-se Érica e Daman II a 30 de Outubro, de La Olivilla.

Até ao dia 1 de Dezembro dever-se-á completar esta fase de transferência de linces para Silves, ficando então o centro português responsável por 16 dos linces que integram o programa ibérico de reprodução em cativeiro desta espécie ameaçada de extinção.

Fonte: Público.pt  Foto: Nuno Veiga - LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário