terça-feira, 17 de novembro de 2009

Pegadas de dinossaurios: Peritos já avaliaram jazidas


Uma dupla de peritos da União Internacional para a Conservação da Natureza visitou na semana passada três jazidas portuguesas com fósseis de dinossáurios, para avaliar se estas devem ser incluídas como Património Mundial da UNESCO. No final da visita ao País, os avaliadores mostraram-se enigmáticos e, por isso, só em Julho de 2010 se saberá a decisão

Uma dupla de peritos " exigentes, independentes, enigmáticos e bastante confidenciais" esteve a passar a pente fino as jazidas da Pedreira do Galinha, Vale de Meios e Pedra da Mua para avaliar se devem ser incluídas na Lista de Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). "Não houve maneira de saber se ficaram satisfeitos com o que viram", contou ao DN Sofia Castel-Branco Silveira, directora do Departamento de Gestão das Áreas Classificadas de Lisboa e Litoral Oeste do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

Um geólogo e uma geógrafa, ele irlandês e ela alemã, foram os peritos escolhidos pela União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) para visitar, as três jazidas portuguesas e as oito espanholas candidatas como "Icnitos de Dinossáurio da Península Ibérica (IDPI)". Estiveram no nosso pais desde o dia 9 a 15 deste mês.

"Correu tudo bem, o tempo esteve de feição para a visita, mas os peritos são enigmáticos quanto baste e não houve maneira de saber a opinião deles", diz a directora que aproveita para informar que os dois foram escolhidos "externamente e de forma independente" apenas para esta função. Agora só para o ano é que se sabe se as jazidas da Península Ibérica vão integrar o Património Mundial da UNESCO: "Haverá uma reunião em Julho", acrescenta Sofia Silveira. Os icnitos são pegadas fossilizadas da actividade de animais que ficam gravadas nos sedimentos. Com o passar do tempo servem como registo geológicos e fonte de informação para se conhecer o comportamento e a evolução dos dinossáurios, complementando os dados fornecidos pelos restos ósseos conservados destes répteis. As 11 jazidas (três em Portugal e oito em Espanha), foram escolhidos em função da importância e representatividade para ilustrar a relevância das centenas de jazidas existentes na Península Ibérica. As jazidas propostas são as seguintes : em Portugal, Pedreira do Galinha (Ourém/Torres Novas), Vale de Meios (Santarém) e Pedra da Mua (Sesimbra). Em Espanha, Tereñes (Principado de Astúrias), Fuentesalvo, Costalomo (Castilha e Leão), Las Cerradicas (Aragão), El Peladillo, Los Cayos (Rioja), Tambuc (Comunidade Valenciana) e Fumanya (Catalunha).

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário