quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Algarve: Biólogo descobre nova espécie de búzio

Um biólogo do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve descobriu durante um mergulho uma nova espécie de búzio ao abrigo de um projecto que visa traçar um mapa da biodiversidade da costa algarvia. Carlos Afonso, responsável pela descoberta, disse à Lusa que apesar de já se ter conhecimento da espécie, esta nunca tinha sido analisada ao pormenor, já que existe uma "lacuna" na inventariação de espécies que habitam a costa.
A espécie agora descrita pela primeira vez foi descoberta ao abrigo do projecto "Cartografia das comunidades marinhas da costa algarvia dos zero aos 30 metros de profundidade" (RENSUB). Até agora foram identificadas, ao abrigo do projecto, cerca de 1272 espécies, correspondentes a 155 peixes, 998 invertebrados e 119 algas, com um total de 32 espécies registadas pela primeira vez em Portugal.

Este novo gastrópode, da espécie Fusinus albacarinoides, foi identificado durante um mergulho entre a Praia da Oura, Albufeira, e a Praia da Marinha, Lagoa, e tem cerca de vinte milímetros de comprimento e oito de diâmetro. Apesar de o género Fusinus ser bastante comum e existir um pouco por todo o mundo, a espécie agora descoberta está, para já, apenas identificada na costa algarvia, frisou Carlos Afonso.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário