terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Montado: Sobreiros podem impedir a erosão do solo

Esta espécie de árvore conserva os solos, regula o ciclo da água, fixa o carbono e ajuda a promover a biodiversidade. Além disso, é um 'habitat' para espécies em perigo

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) considera que os montados portugueses podem ter um papel fundamental no combate à desertificação no País inteiro ao impedir a erosão do solo. "O clima em Portugal é actualmente caracterizado por chuvadas intensas e pouco dispersas durante o ano. Esta chuva concentrada provoca a erosão do solo, pois a água é arrastada e não se infiltra no solo", explicou ao DN Luís Silva da WWF.

Mas de que forma podem os sobreiros impedir a erosão? "Estas árvores cobrem o solo e fazem aumentar a infiltração de água no solo." O solo rejuvenesce e a biodiversidade aumenta. O sobreiro destaca-se pelo valor económico, ambiental e social, ocupando 736 mil h em território nacional. Conserva os solos, regula o ciclo da água e fixa o carbono. A exploração da cortiça é processo sustentável, pois a cortiça é retirada apenas a cada nove anos. A águia-de-bonelli e o lince-ibérico têm nos montados o seu habitat de eleição.

"Ao perderem-se as condições para que as diferentes espécies, tanto da fauna como da flora, existam, o ecossistema torna-se mais pobre", explica o ecologista. Neste cenário, a desertificação tem condições para singrar facilmente. "É um ciclo vicioso", acrescenta. No relatório, "O Sobreiro, Uma Barreira contra a Desertificação", a WWF assume que este é "um problema crescente no mundo e o seu combate uma missão à escala global". "Portugal é um dos países do Sul da Europa mais afectados pela desertificação. É em boa parte um efeito das suas condições climáticas: verões secos e quentes, a que acresce um regime de precipitação torrencial", diz a WWF. A solução encontra-se na floresta portuguesa. Cerca de um milhão e 800 mil hectares estão localizados em zonas de grande susceptibilidade à desertificação. Nestas áreas, a azinheira e o sobreiro são as principais espécies de árvores. O pinheiro manso, também pode ajudar mais no Norte do País.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário