quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Vigilantes da Natureza - A anilhagem de juvenis de Freira da Madeira

O projecto de estudo da Freira da Madeira, Pterodroma madeira, coordenado pelo Dr. Francis Zino, Investigador Associado do Museu Municipal do Funchal (História Natural), continua a decorrer com o apoio do Parque Natural da Madeira. Neste âmbito procedeu-se à anilhagem dos juvenis desta espécie nascidos este ano na colónia do Pico do Areeiro. Esta operação, que teve lugar no passado dia 9 de Outubro de 2009, envolveu uma equipa do Museu Municipal do Funchal (História Natural) composta pelos Drs. Manuel Biscoito, Ysabel Gonçalves e Juan Silva e outra do Parque Natural da Madeira composta pelos Vigilantes da Natureza, Carlos Viveiros e Alexandre Luís.

Os Vigilantes da Natureza encarregaram-se de monitorizar os ninhos, com recurso a técnicas de escalada muito exigentes, só ao alcance de profissionais com elevado grau de treino. A equipa do Museu procedeu à anilhagem das aves e à recolha de sangue das mesmas para efeitos de posterior determinação do sexo e estudos de genética populacional. No total foram anilhadas 5 aves juvenis e uma adulta. Num dos ninhos, dada a sua profundidade e com vista a produzir o menor distúrbio possível, a equipa optou por não anilhar a ave presente.

Refira-se a propósito que a Freira da Madeira é uma ave marinha endémica, altamente ameaçada de extinção e que tem sido alvo de intenso estudo por parte da equipa liderada pelo Dr. Francis Zino e de medidas protectoras excepcionais da responsabilidade do Parque Natural da Madeira, com o apoio da União Europeia e de entidades não governamentais como sejam a Associação Freiras, o “Fauna and Flora International” e a “Zeneca Agrochemicals”, entre outras. Os técnicos do Parque Natural da Madeira mantêm um esquema de controlo de predadores (ratos e gatos assilvestrados), o que tem evitado a progressiva extinção desta espécie muito rara.

Fonte: http://www.cm-funchal.pt/

0 comentários:

Enviar um comentário