terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Biodiversidade: Portugal assinala ano internacional com jovens

Concursos escolares, prémios de criatividade e um encontro de jovens cientistas são iniciativas previstas para assinalar o Ano Internacional da Biodiversidade, que visa sensibilizar para a importância da natureza e do seu valor, tanto imaterial, como económico.

O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, disse hoje à agência Lusa que há diversos eventos já planeados, como concursos escolares, prémios de criatividade e inovação em biodiversidade, um encontro de jovens cientistas, exposições itinerantes, seminários, ou actividades à volta das áreas protegidas e classificadas.

objectivo do Ano Internacional da Biodiversidade, em Portugal como em todo o mundo, é chamar a atenção para a importância de proteger animais e plantas, no meio onde vivem.

'Enquanto as alterações climáticas já são reconhecidas como um dos grandes problemas ambientais e uma grande evidência de insustentabilidade do nosso desenvolvimento, há um outro grande problema ambiental global que não tem o mesmo reconhecimento, que é a perda de biodiversidade', afirmou Humberto Rosa sublinhando a importância que tem para o desenvolvimento humano.

Por isso, o Governo quer assinalar este ano 'pelo menos com tanta visibilidade e criatividade como foi assinalado o Ano do Planeta Terra', ambos inseridos na década da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável.

Será criado um comité português para o Ano Internacional para a Biodiversidade, sob coordenação da Comissão Nacional da UNESCO, envolvendo um conjunto de entidades como o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), a comunidade científica, autarquias, geoparques, museus ou empresas.

A situação actual 'só é comparável a outros episódios da história da terra, as grandes extinções em que houve uma redução marcada de diversidade biológica', disse o secretário de Estado.

'A grande extinção de hoje em dia é causada pela actividade humana e a maior parte das pessoas não tem a noção de como há uma perda também de serviços, de economia, de valor, que são importantes para os seres humanos sem que nos apercebamos deles', especificou o responsável governamental.

'Queremos sensilizar o cidadão para o valor também económico além do valor imaterial, que a biodiversidade tem', salientou.

Portugal tem também problemas com a biodiversidade. 'Temos espécies e habitats bem conservados', como o habitat de sobro, mas também 'situações de espécies extremamente ameaçadas', como o lince ibérico.

Duas grandes conferências internacionais sobre o tema, a realizar no Dubai (em Março) e no Japão (no Outono), terão acompanhamento a nível governamental e do INCB.

O Ano Internacional da Biodiversidade vai ser lançado pela UNESCO a 21 e 22 de Janeiro, em Paris.

A iniciativa foi lançada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que apelou à participação das associações internacionais em acções que visem alertar para o contínuo empobrecimento da biodiversidade, com o desaparecimento de milhares de espécies.

Fonte: Correio do Minho

0 comentários:

Enviar um comentário