segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Número de tigres selvagens na China baixou para menos de 50 animais

Menos de 50 tigres selvagens subsistem na China, advertiu hoje uma organização não governamental de Ambiente, esperando que a chegada do Ano do Tigres não seja o mesmo da extinção da espécie.

Segundo Xie Yan, directora para a China da Sociedade para a Preservação da Vida Selvagem (WCS, grupo com sede nos Estados Unidos), no ano 2000 apenas existiam 15 tigres de Bengala (no Tibete), dez tigres da Indochina (no Sudoeste da China) e 20 tigres da Sibéria (no Nordeste).

O tigre do Sul da China poderá já ter desaparecido. Segundo a WWF (Fundo Mundial da Natureza), nenhum foi avistado desde o final dos anos 70; nos anos 50 deveriam ser quatro mil. O seu rápido desaparecimento é atribuído à caça e à degradação dos habitats.

Se a China proibiu, em 1993, o comércio de ossos de tigre e outros produtos semelhantes, não conseguiu travar a caça ilegal, salientam especialistas em conservação.

Mas “no ano passado, pela primeira vez, recuperei a confiança” nas autoridades, comentou Xie Yan. “A gestão das reservas naturais melhorou e assistimos à sensibilização das comunidades locais. Espero que o Ano do Tigre marque a mudança na preservação destes animais na China”.

A esperança concentra-se no Nordeste, zona limítrofe com a Sibéria onde vivem centenas de tigres.

O jornal “The Guardian” noticia que o Banco Mundial, o Governo chinês e várias organizações não governamentais estão a debater um projecto de milhões de dólares para proteger o tigre Amur.

A China entra no Ano do Tigre com o novo ano lunar, que celebra a 14 de Fevereiro.

A nível mundial deverão existir apenas três mil tigres, contra 20 mil nos anos 80 e cem mil há um século.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário