terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Óleos alimentares usados põem a circular dez viaturas municipais

Os óleos alimentares usados que os moradores do Seixal entregam para serem transformados em biodiesel já permitem pôr em funcionamento dez viaturas municipais, informou a autarquia.

Fazem parte desta frota três veículos ligeiros de passageiros e sete veículos ligeiros de mercadorias.

No âmbito do projecto Óleo a Reciclar, Biodiesel a Circular, o município, a Agência municipal de Energia e a empresa Biosarg assinaram um protocolo de colaboração em Junho de 2008 que define que “por cada sete litros de óleos alimentares usados recolhidos, a autarquia recebe um litro de biodiesel resultante da transformação do óleo em biodiesel”, explica a câmara.

Com a instalação de oleões em vários locais do concelho do Seixal, a recolha permitiu que em Setembro do ano passado tenham começado a circular cinco viaturas municipais movidas a biodiesel B20 (mistura de 80 por cento de gasóleo e 20 por cento de biodiesel).

Além da frota, a câmara também utiliza este combustível no gerador da rede de emergência do edifício dos Serviços Operacionais.

Para o futuro está previsto alargar a utilização do biodiesel a viaturas pesadas e a máquinas de obra. Durante este ano estima-se que sejam consumidos cerca de 60 mil litros de biodiesel.

O projecto recolhe óleos alimentares usados dos vários oleões espalhados na via pública pelo conselho e também de diversas instituições sociais, desportivas e escolares. O objectivo é “sensibilizar a população relativamente ao destino adequado a dar aos óleos alimentares usados, reduzir os problemas de escoamento e tratamento das águas residuais domésticas devido à existência de óleos e gorduras provenientes das descargas nos colectores municipais de óleos alimentares usados, garantir um destino final adequado para os óleos alimentares usados e melhorar o desempenho ambiental do município”, explicam os responsáveis.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário