segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Seminário reclama explorar neve da Serra da Estrela nas vertentes cultural e natural

Os participantes num seminário sobre a importância natural, cultural e económica da neve, que terminou ontem em Seia, concluíram que este recurso natural “deve ser aproveitado de uma forma mais integrada”, disse um elemento da organização.

Segundo José Conde, técnico superior do CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela, que organizou o evento em parceria com a associação ALDEIA, “a neve é um recurso que deve ser explorado numa vertente cultural e natural” e não apenas “na vertente económica”.

Vários oradores nas jornadas apontaram “várias vias de investigação futura” no campo científico, nomeadamente nas áreas do clima e da geomorfologia da Serra das Estrela.

Por outro lado, salientou que devido ao aquecimento global do planeta, tudo indica que, no futuro, “a quantidade de neve existente na serra poderá não permitir que se faça o tipo de desporto ou de actividade que se faz hoje, por muito mais tempo”. “Convém que a região encontre alternativas a este modelo que temos agora”, disse o elemento da organização do seminário que juntou cerca de uma centena de participantes de vários pontos do país.

Também no campo desportivo e recreativo, a neve “tem muitos outros usos do que apenas o do esqui de pista”, lembrou. “Há outras alternativas, respeitando sempre a natureza e procurando sempre uma compatibilização com o território e com as pessoas que aqui residem”, defendeu.

José Conde resumiu que os participantes nos trabalhos também concluíram que a região da Serra da Estrela ficará a ganhar “se a neve for encarada de uma forma global e não apenas numa perspectiva excessivamente orientada para a exploração do esqui de pista”.

Na sua opinião “há outros aspectos muito curiosos acerca da neve, por exemplo acerca da biologia das espécies ou a adaptação da fauna e da flora que se podem aproveitar para fazer circuitos interpretativos e espaços museológicos que explorem essa vertente”.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário