segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Sessão de esclarecimento sobre as cheias da Ilha Terceira por Vigilante da Natureza

Este post colocado num blog de Educação, com o reconhecimento explícito dos docentes, é mais um dos muitos episódios onde o papel do Vigilante da Natureza é também importante como educador e pedagogo nas novas gerações: 

No dia 15 de Janeiro, os alunos do 10º, 11º e 12º ano do Curso de Ordenamento do Território e Ambiente, da Escola Secundária Domingos Rebelo, e os formandos da Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio de S. Miguel e Santa Maria, participação numa sessão de esclarecimento sobre as causas e consequências das Cheias e Enxurradas, ocorridas no dia 15 de Dezembro de 2009, na ilha da Terceira.
A oradora convidada, Paula Gil, Vigilante da Natureza na ilha da Terceira, transmitiu de forma clara e simples os factos reais ocorridos naquele dia, realçando as principais razões pelas quais ocorreram as Cheias.
Durante a sessão os alunos tiveram a oportunidade de visualizar um vídeo sobre o sucedido, e posteriormente, a oradora desenvolveu um debate, contribuindo para o esclarecimento pormenorizado das causas das Cheias. Ao mesmo tempo, a Vigilante da Natureza possibilitou aos alunos a consolidação de conhecimentos técnicos sobre a falta de planeamento e ordenamento do território na Região.
Finalizando a sessão, a Vigilante da Natureza alertou aos presentes que ser Técnico de Ambiente não é só saber-fazer, é mais do que isso, é tomarmos consciência social e ambiental e agirmos perante as condutas éticas-ambientais – para um Mundo melhor, para um Mundo em plena segurança!




1 comentários:

  • Bom dia!

    Esta é a demonstração clara da importância do papel do Vigilante da Natureza na sociedade em que vivemos. Só tenho a lamentar que as acções desenvolvidas pelos Vigilantes da Natureza não sejam divulgadas como merecem pela imprensa e pelas instituições a que pertencem.
    Faço um apelo a todos os que têm conhecimento ou participam em acções de Conservação da Natureza que o divulguem no nosso site.
    Um grande abraço e que os Vigilantes da Natureza continuem a fazer o excelente trabalho que têm feito pela NATUREZA.

    Francisco Correia

    16 de fevereiro de 2010 às 10:37

Enviar um comentário