sexta-feira, 26 de março de 2010

Amazónia vai ser dividida em dez regiões para evitar a desflorestação

A floresta da Amazónia vai ser dividida em dez regiões e para cada uma será adoptada uma estratégia para evitar a degradação ambiental, de acordo com um projecto apresentado pelo ministro do Meio Ambiente brasileiro.

De acordo com o jornal “FolhaOnline”, o projecto de Carlos Minc, chamado de ‘Macrozoneamento Ecológico Económico’, vai adoptar uma estratégia diferente para cada uma das dez regiões, para “regular as actividades económicas e evitar a degradação ambiental”.

“O estudo, que levou dois anos para ficar pronto, inclui uma recomendação ao Conselho Monetário Nacional para que, em algumas áreas, haja restrições para financiamentos à pecuária e ao agronegócio”, refere o jornal.

Por seu lado, a edição online do “Estadão” afirma que o projecto de Carlos Minc “quebra vários tabus e ressuscita alguns pesadelos dos ambientalistas”. Segundo o jornal, o documento preserva obras do Plano de Aceleração do Crescimento, inclusive as que cortam áreas de preservação, mas impõe restrições ao agronegócio e cria um muro de protecção ao longo de 1700 quilómetros na borda sul da Amazónia, para impedir que a desflorestação atinja o coração da floresta.

“Minc informou que a medida se destina a cumprir os compromissos assumidos pelo Brasil nas Nações Unidas para a redução da emissão de gases causadores do efeito de estufa”, lê-se no “Estadão”.

O projecto preserva obras importantes para o desenvolvimento, como as hidroeléctricas do Rio Madeira e a Rodovia Transoceânica, mas permite a destruição de partes da floresta nativa, refere.

O ministro incluiu no documento a conclusão de obras polémicas, como a pavimentação da Transamazónica e dá luz verde à construção da estrada que liga Cuiabá (Mato Grosso) a Santarém (Pará) e atravessa territórios indígenas e áreas de protecção ambiental.

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, o objectivo do projecto é “compatibilizar a produção económica com a preservação da maior floresta tropical do planeta, que já perdeu mais de 13 por cento da sua cobertura original”.

O documento foi aprovado pelos nove governos estaduais da região e encaminhado para análise da Casa Civil antes de ser enviado ao Presidente Lula da Silva.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário