O Comboio da Biodiversidade leva hoje os portugueses interessados a observar e classificar as espécies naturais, num passeio ecológico que atravessa o Estuário do Tejo e o Vale do Sado, chamando a atenção para o ambiente.
O comboio, um meio de transporte ecologicamente sustentável, parte de Santa Apolónia, em Lisboa, em direcção a Setúbal, passando por Vila Franca de Xira e estuário do Tejo.
Ao longo do dia, os passageiros terão oportunidade de participar em debates sobre biodiversidade e poderão usufruir de uma visita à Serra da Arrábida, onde podem observar e classificar as espécies locais.
De acordo com a coordenadora do Centro de Biologia Ambiental, Margarida Santos Reis, o Comboio da Biodiversidade vai transportar “detentores do poder”, como entidades governamentais, grandes empresas, que decidem sobre investimentos, mas também investigadores e “pessoas que conseguem chamar atenção do público em geral, como artistas, escritores e jornalistas”.
Esta é a primeira de várias iniciativas previstas no Bioeventos 2010, que visa assinalar o Ano Internacional da Biodiversidade.
O objectivo do programa, promovido pela Universidade de Lisboa, o Museu Nacional de História Natural e o Centro de Biologia Ambiental, é chamar a atenção para a biodiversidade e a necessidade de conhecer e proteger as espécies que existem em todo o país.
Depois desta viagem ecológica, seguem-se conferências, exposições, trilhos ao ar livre. A 22 de Maio, no Dia B - Dia da Biodiversidade, os portugueses são convidados a estar atentos e a observar as espécies que é possível encontrar pelo país.
Esta iniciativa, que pode continuar depois de 2010, contribui para recordar que todos podem fazer alguma coisa, ao mesmo tempo que ensina aos mais jovens a importância das espécies.
A UNESCO decretou 2010 Ano Internacional da Biodiversidade, uma forma de alertar para os problemas existentes nesta área e para as maneiras de resolvê-los.
Fonte: LUSA
sábado, 13 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário