terça-feira, 9 de março de 2010

Lince Ibérico: Centro de Reprodução de Silves tem uma fêmea com infecção renal

O Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico de Silves tem uma fêmea com a infecção renal que matou três animais em cativeiro em Espanha, disse hoje fonte do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

“Temos uma fêmea com essa infecção, que já terá vindo assim de Espanha. Já foram feitas análises e está confirmado”, disse fonte do ICNB, remetendo outras explicações para os responsáveis do Centro de Silves, que até ao momento a Lusa não conseguiu contactar.

O lince ibérico, espécie em vias de extinção, está ameaçada por uma misteriosa infecção nos rins que está a afectar apenas os animais em cativeiro, informou hoje o organismo espanhol encarregado da protecção destes felinos.

A doença crónica, de origem desconhecida, provocou a morte a três linces ibéricos, em Espanha, desde Dezembro passado, refere a mesma fonte, citada pela agência de notícias francesa AFP.

Os três linces que morreram cresceram em cativeiro no âmbito do plano de acção criado em 2003 para a conservação do lince.

Mais de um terço dos 72 animais que actualmente vivem em cativeiro em Espanha apresentam sintomas que levam os especialistas a crer que estão a sofrer “a mesma infecção renal crónica”, segundo o mesmo organismo.

Veterinários e técnicos dos dois centros de conservação do lince ibérico em Espanha estão a investigar a misteriosa infecção com a ajuda de especialistas para determinar a origem da doença e evitar “o aparecimento de novos casos”, acrescenta o organismo, em comunicado.

O programa de conservação tem o objectivo de aumentar o número de felinos para poder devolvê-los à natureza. A reintrodução dos animais no seu habitat natural deverá arrancar ao longo deste ano.

Estima-se que existam 200 linces ibéricos a viver em estado selvagem, a maioria em parques naturais no sul de Espanha. No início do século XX existiriam cerca de 100 mil linces em Espanha e Portugal, segundo registos da época.

A urbanização, a caça e sobretudo uma doença que atingiu os coelhos, a principal fonte de alimentação destes felinos, provocou a quebra dramática da população de linces na Península Ibérica.

Portugal integra também o plano de acção para a conservação do lince ibérico, no âmbito do qual foi criado o Centro Nacional de Reprodução do animal em Silves. Ao abrigo deste projecto, foram transferidos em Novembro e Dezembro passado 16 linces de Espanha para Portugal.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário