terça-feira, 9 de março de 2010

Vigilantes da Natureza colaboram no Projecto “Quinta de Educação e Ambiente”

De 8 de Março a 28 de Abril de 2010, os Vigilantes da Natureza da RNLSAS irão participar nas actividades a ser realizadas no Monte do Paio, com as crianças participantes no Projecto “Quinta de Educação e Ambiente” - QEA
Esta iniciativa tem como objectivos transmitir aos alunos alguns conhecimentos sobre os domínios de actuação dos Vigilantes da Natureza, a nível da vigilância, fiscalização e monitorização relativas ao património natural e conservação da natureza.

Atendendo a que a Reserva é maioritariamente uma área de pinhal, pretende-se também proporcionar a estas crianças uma sessão de informação sobre os fogos florestais e a prevenção de incêndios. Neste contexto irão ser abordados os seguintes assuntos:
- O funcionamento da viatura (ver foto acima à esquerda) e do Kit de 1ª intervenção e ataque inicial de fogos nascentes;
- As normas de segurança e o uso correcto do equipamento e material;
- O papel activo dos Vigilantes da Natureza junto da população, na divulgação de informação sobre as atitudes correctas, de modo a se cumprir a lei e se proteger a floresta.

Com este plano de actividades, visa-se aumentar o conhecimento sobre a responsabilidade do ICNB na gestão das Áreas Protegidas de interesse nacional, e na definição periódica de estratégias, nomeadamente, de prevenção, vigilância, detecção e primeira intervenção em incêndios florestais, cujo principal objectivo é a conservação da natureza e da biodiversidade.

O que é o projecto “Quinta de Educação e Ambiente"?

Este projecto teve início em 2000 e resulta de um Protocolo de colaboração entre o ICNB / RNLSAS, o Instituto das Comunidades Educativas (ICE), a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Junta de Freguesia de Santo André.

O Projecto QEA engloba escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins-de-infância de diversas comunidades rurais e urbanas do concelho de Santiago do Cacém.



No ano lectivo de 2009/10, participam 21 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e 4 Jardins-de-infância, o que corresponde a 433 alunos e 25 professores.

Trata-se de um projecto de desenvolvimento integrado, que tem o Monte do Paio como pólo aglutinador das actividades de educação ambiental, onde se situam as instalações construídas pelo ICNB / RNLSAS, (Centro de Interpretação, Centro de Acolhimento, Centro Experimental e outras infra-estruturas de apoio).

O projecto tem como objectivo principal aumentar os conhecimentos sobre a conservação da natureza e o património natural e cultural desta Reserva Natural, investindo na sensibilização ambiental de crianças e jovens para os grandes problemas ambientais, proporcionando-lhes experiências educativas enriquecedoras do ponto de vista da aquisição de conhecimentos, de atitude e de valores.

No âmbito do Projecto desenvolvem-se, semanalmente e de forma rotativa, aulas de campo, com actividades diversificadas e de acordo com os conteúdos programáticos curriculares, e o plano de acção elaborado e orientado pelos Técnicos do ICE e da RNLSAS, mas também por elementos das várias comunidades de pertença das escolas.

Fonte: ICNB

0 comentários:

Enviar um comentário