sexta-feira, 26 de março de 2010

Revisão da Estratégia para a Conservação da Natureza e Biodiversidade só em 2011

A revisão da Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade, prevista para 2010, só deverá estar concluída no próximo ano para que sejam tomadas em conta as orientações da cimeira internacional que decorrerá em Outubro.

O secretário de Estado do Ambiente disse hoje à Lusa que “a Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade existe há vários anos e deveria ser revista até 2010”. “Estamos a revê-la e só tencionamos terminar essa revisão em 2011”, avançou, no entanto, Humberto Rosa.

O mundo e a União Europeia redefinem as suas metas de biodiversidade em 2010 e uma peça fundamental para essa tarefa é a cimeira da convenção de diversidade biológica, que se realiza em Outubro. “Parece-nos mais inteligente atrasar um pouco a conclusão da revisão a tempo de ter em conta as orientações da cimeira internacional”, explicou o governante.

Humberto Rosa especificou que a estratégia reúne e sistematiza tudo o que há fazer em biodiversidade em áreas como recuperação de habitats, protecção de espécies protegidas, tal como nas várias políticas sectoriais.

Segundo o secretário de Estado do Ambiente, na Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade, adoptada em 2001, “várias medidas já foram concretizadas, outras estão em concretização e outras terão arrancado menos”. “O facto de se rever não quer dizer que parou tudo”, acrescentou.

A política de conservação da natureza e biodiversidade “tem dado passos significativos”, mas é uma área em que a Europa e o mundo, ainda têm muito a fazer para garantir que conseguem “preservar ou impedir a perda de biodiversidade”, considerou Humberto Rosa.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário