segunda-feira, 15 de março de 2010

A viagem do comboio da Biodiversidade - Estuário do Tejo e Vale do Sado

Périplo foi guiado por investigadores com objectivos orientados para resolver problemas.

O Comboio da Biodiversidade saiu às 10h, de Santa Apolónia, para uma viagem circular que atravessou o Estuário do Tejo e o Vale do Sado. Este passeio está inserido no Bioeventos 2010 – um conjunto de iniciativas de comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade a decorrer em Portugal, com início este mês de Março.

O programa tem como principal objectivo divulgar a importância da biodiversidade nos diversos aspectos das sociedades humanas e o papel destas na sua preservação, sendo promovido pelo Museu Nacional de História Natural e pelo Centro de Biologia Ambiental, entidades da Universidade de Lisboa dedicadas à investigação, conservação e divulgação da biodiversidade.

O Comboio da Biodiversidade constituiu-se como uma grande tertúlia, onde os passageiros ainda desembarcam em Setúbal para uma visita à Serra da Arrábida, para apoiar a sua candidatura a Património Mundial da UNESCO. O grande objectivo é a necessidade de mobilização de todos para a resolução do problema da biodiversidade.


Os passageiros, pessoas ligadas a grupos de decisão político-económica, ao sector empresarial, ao ambiente e gestão de recursos naturais, para além de outras figuras, perfizeram um total de 150 – onde se encontravam Rui Barreiro, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural; José Sá Fernandes, vereador da Câmara Municipal de Lisboa; Júlio Miranda Calha, presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local; Fernando Andresen de Guimarães, presidente da Comissão Nacional da UNESCO; António Mexia, presidente do Conselho de Administração da EDP; António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa; Francisco Ferreira, Vice-presidente da Quercus; Sofia Castel-Branco do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB); Eugénio Sequeira da Liga para a Protecção da Natureza, Zé Pedro dos Xutos e Pontapés, Mário Laginha e João Cabral, entre muitos outros.

O périplo teve visita guiada por investigadores da Universidade de Lisboa, de várias áreas do conhecimento relacionadas com a temática da Biodiversidade – incluíndo Luísa Schmidt, Filipe Duarte Santos e João Ferrão, ex-secretário de Estado para o Ordenamento do Território.

Esta foi a primeira iniciativa do Bioeventos 2010 – integrado no programa do Comité Português para a biodiversidade, criada sob a égide da Comissão Nacional da UNESCO em parceria com o ICNB. A perda global da biodiversidade compromete a sobrevivência da nossa espécie e qualquer solução para o problema tem como base a interligação entre três eixos fundamentais, a ciência, a tecnologia e a cultura.

Fonte: CienciaHoje.pt

0 comentários:

Enviar um comentário