As autoridades australianas conseguiram hoje desencalhar o cargueiro chinês “Shen Neng 1” que causou uma maré negra perto da Grande Barreira de Coral na semana passada.
As equipas no local conseguiram que o cargueiro de 230 metros de comprimento voltasse a flutuar sem, aparentemente, causar novas fugas de combustível.
O navio encalhou num banco de areia a 3 de Abril a 70 quilómetros ao largo das costas de Queensland, perto da Grande Barreira de Coral, local conhecido pela sua excepcional biodiversidade marinha. O acidente causou danos num reservatório de onde se escaparam três toneladas de combustível.
As equipas estabilizaram o navio e levaram-no para uma “posição no exterior do banco” de areia na zona de Douglas Shoal, informou à agência australiana AAP um porta-voz dos serviços de segurança marítima do estado de Queensland, no Nordeste da Austrália.
Ontem, o ministro australiano dos Transportes, Anthony Albanese, anunciou que o Governo vai processar os proprietários do cargueiro chinês. “É muito claro que a embarcação seguia uma rota ilegal”, afirmou aos jornalistas. O navio ter-se-á desviado mais de 15 milhas náuticas (cerca de 24 quilómetros) da sua rota.
A companhia proprietária do “Shen Neng 1”, a Shenzhen Energy Transport, reconheceu esta sexta-feira que o navio que transportava 68 mil toneladas de petróleo não fez o percurso previsto tendo como destino a China, a partir do porto australiano de Gladstone.
Classificada como Património Mundial da Unesco, a Grande Barreira de Coral estende-se ao longo de 345 mil quilómetros quadrados e constitui o mais vasto conjunto coralino do mundo. Com um alto interesse científico - com 400 espécies de corais, 1500 espécies de peixes e quatro mil espécies de moluscos - esta zona alberga várias espécies ameaçadas de extinção, como a grande tartaruga verde.
Fonte: AFP
segunda-feira, 12 de abril de 2010
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