terça-feira, 13 de abril de 2010

Conservação do lince-ibérico será tema de mesa-redonda no Instituto Cervantes


A mesa-redonda seguir-se á à projecção de um documentário sobre a Antárctida e outro sobre o lince que encerrarão o ciclo de Cinema Científico no próximo dia 27 de Abril. O debate contará com a participação de uma Bióloga do ICNB bem como duas personalidades espanholas ligadas ao cinema científico e à conservação do lince-ibérico.

Encontra-se a decorrer no Instituto Cervantes um ciclo de Cinema Científico intitulado “Luzes, câmara… e Ciência” que pretende dar a conhecer um estilo de cinema que combina a arte cinematográfica com o conhecimento científico e que resulta na produção de documentários científicos.

O objectivo desta mostra de cinema é dar a conhecer a qualidade dos documentários científicos produzidos em Espanha, que contam com a colaboração de cientistas ligados a instituições de prestígio na que diz respeito à Investigação no país vizinho, como é o caso o Consejo Superior de Investigaciones Científicas na Antárctida ou centro responsável pelas escavações em Atapuerca.

No próximo dia 27 o ciclo “Luzes, câmara…e Ciência” termina com a projecção de dois documentários, “Antártida, la vida en el límite” e “El lince ibérico”, e com a realização de uma mesa-redonda intitulada “A preservação do lince-ibérico e a Arte do Cinema Científico”.

Os intervenientes do debate serão Antonio Sabater, iminente fotógrafo da Natureza e realizador do documentário sobre o lince-ibérico, Francisco Palomares, cientista da Estação Biológica de Doñana, centro de investigação associado aos Parques Natural e Nacional de Donãna que albergam um das últimas populações de lince-ibérico selvagens, e ainda Margarida Fernandes, bióloga do ICNB que integra a equipa de Coordenação do Plano de Acção para a Conservação do lince-ibérico em Portugal.

Fonte: Instituto Cervantes – Agenda de Actividades Culturais - Abril a Julho de 2010

0 comentários:

Enviar um comentário