terça-feira, 13 de abril de 2010

Mais de 40 países reúnem-se para adoptar a Estratégia da Água para o Mediterrâneo


Os ministros do Ambiente da União Europeia e da zona do Mediterrâneo estão hoje reunidos em Barcelona para aprovar e adoptar a Estratégia da Água para o Mediterrâneo a longo prazo.

A IV Conferência Ministerial Euro-Mediterrânica sobre a Água deverá ainda aprovar medidas de gestão de secas e cheias para enfrentar as alterações climáticas. Esta é, precisamente, uma das linhas orientadoras da estratégia a ser aprovada em Barcelona.

Outro dos pontos é a governação efectiva da água para uma gestão integrada de recursos hídricos, oferta de água e saneamento.

O financiamento do sector e a eficiência e gestão da procura de água e recursos hídricos não convencionais são outros dos capítulos desta estratégia.

A necessidade desta Estratégia – que visa adoptar um marco político, metodológico e financeiro para facilitar a implementação de políticas hídricas regionais - ficou decidida na terceira Conferência Ministerial sobre Água que decorreu a 22 de Dezembro de 2008 na Jordânia.

Portugal é um dos países que participam nesta conferência em Barcelona. As relações bilaterais de Portugal com os países do Magrebe nos domínios de competência do Ministério do Ambiente estabelecem-se maioritariamente com aqueles com que realiza periodicamente cimeiras bilaterais: Argélia, Marrocos e Tunísia.

Os contactos com esta região advêm igualmente da presença em alguns destes países das empresas Águas de Portugal e Parque Expo, tuteladas pelo Ministério.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário