terça-feira, 13 de abril de 2010

Grupo de cidadãos assume defesa do património ambiental e cultural de Gaia


Um grupo de cidadãos de Gaia, designadamente da zona costeira do concelho, anunciou ontem a criação de uma associação que visa divulgar e defender o património cultural e ambiental do concelho.

Denominada Verdegaia, esta associação que foi criada a 15 de Março, pretende “acompanhar a evolução do concelho, o seu património cultural e ambiental”, afirmou Manuel Pontes, da comissão administrativa.

Segundo referiu, a ideia é “tentar denunciar situações que estejam erradas, até eventualmente violadoras de leis, e elogiar aquilo que está bem feito”.

A Verdegaia defende que “as forças do progresso são múltiplas e que nem sempre é possível conciliar as suas dinâmicas”, entendendo que “cabe também aos cidadãos a responsabilidade de se mobilizarem para encontrar espaços de diálogo e de convergência em torno das questões que, directa ou indirectamente, os afectam”.

Assim, a Verdegaia propõe-se identificar o património que, “por inércia dos homens, permanece incógnito e que urge, por isso, expor publicamente para ser transmitido condignamente às gerações futuras, bem como sensibilizar e alertar para o património ameaçado que importa defender”.

O responsável destacou ainda que, contando para já com cerca de 30 sócios, a Verdegaia tem o objectivo “ambicioso” de, no prazo de um ano, atingir “algumas centenas” de associados, “principalmente da juventude, que está desmotivada e descrente”. A Verdegaia pretende fazer a divulgação das suas iniciativas através de escolas, juntas de freguesia e entidades presentes no concelho gaiense.

“Em breve”, adiantou, a associação promoverá um concurso fotográfico sobre “O feio e o bonito em Vila Nova de Gaia”.

Outra das iniciativas é a promoção de um ciclo de conferências sobre aspectos do património do concelho, estando já marcada para 29 de Maio a primeira “conversa sobre...”. O responsável referiu que esta conferência contará com a presença de Silvestre Lacerda, director da Torre do Tombo, e versará sobre “De Gaya a Vila Nova de Gaia: aspectos históricos e culturais das vivências em espaços humanizados”.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário