sábado, 24 de abril de 2010

Máquinas fecharam a "aberta" da lagoa de Óbidos

A praia da Foz do Arelho, até então limitada a escassas dezenas de metros devido ao avanço do mar, adquïriu na quarta-feira uma dimensão que a transformou num areal de dezenas de quilómetros, que se estende até Peniche.

O "milagre" deveu-se ao fecho do canal de comunicação da lagoa de Óbidos com o oceano, que nos últimos meses se tinha vindo a deslocar para norte pondo em perigo a marginal da praia da Foz do Arelho e um emissário submarino que transporta águas residuais.

Uma primeira medida de emergência, a cargo do Inag - Instituto da Água, levou à colocação de pedras e sacos de areia na zona mais afectada, mas tornava-se agora necessário impedir que a "aberta" (nome pelo qual é conhecido o canal que liga a lagoa ao mar) insistisse em deslocar-se mais para norte.

A solução escolhida (na sequência de um estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil) consiste em tapar esta "aberta" e abrir outra no corpo central da lagoa, restabelecendo-se assim, à força, aquilo que a natureza recusava. Gruas, bulldozers e camiões pesados têm trabalhado desde o dia 29 de Março para escavar um novo canal no centro da lagoa, transportando a areia dali para a zona norte, onde foi amontoada até atingir uma dezena de metros de altura.

E foram esses milhares de metros cúbicos de areia que - após uma tentativa fracassada na terça-feira - foram no dia seguinte utilizados para tapar a "aberta", num duelo que demorou um dia inteiro entre as máquinas e a corrente que levava a areia que estas depositavam.

Ao fim da tarde, porém, o canal estava tapado e a lagoa de Óbidos ficou sem ligação ao oceano. Nos próximos dias, os técnicos do Inag esperam que ela vá enchendo graças aos dois afluentes - rios Arnóia e Real - que, com a ajuda das chuvas, irão criar um volume de água suficientemente grande para ajudar a romper a nova "aberta" que está a ser escavada a meio da lagoa.

Até lá, e sem qualquer canal a impedir o atravessamento das duas margens da lagoa, os residentes na região e visitantes poderão desfrutar de uma praia que se estende pelo Bom Sucesso (no lado sul da lagoa), no concelho de Óbidos, até praticamente ao Baleal, no concelho de Peniche.

Esta intervenção, com custos estimados em 319 mil euros, recorre apenas a meios mecânicos e exclui qualquer operação de dragagem, como era o desejo das câmaras das Caldas e de Óbidos e das juntas de freguesia circundantes à lagoa.

O Ministério do Ambiente diz que as dragagens - destinadas sobretudo a construir um muro guia por forma a fixar a "aberta" no mesmo sítio - só terão início depois do Verão, estando prevista para Junho a abertura de um concurso público internacional para esse efeito.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário