Os Presidentes das Maldivas e da Guiana são dois dos seis Campeões da Terra de 2010, galardão das Nações Unidas que distingue a liderança na conservação ambiental. Os vencedores foram anunciados hoje.
“Cada um dos vencedores exemplificam de que forma a acção, inspiração, dedicação pessoal e criatividade podem catalisar a transição para uma economia ‘verde’ de baixo carbono e eficiente”, considera a ONU em comunicado.
O Presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, foi distinguido por ser um “defensor apaixonado da floresta e dos ecossistemas” e o Presidente das Maldivas, Mohamed Nasheed, pela sua contribuição no combate internacional às alterações climáticas.
Os outros vencedores são Mostapha Zaher, director-geral da Agência de Protecção Ambiental do Afeganistão – “dinâmico advogado da sustentabilidade” -, Taro Takahashi, cientista japonês e pioneiro na investigação do ciclo de carbono nos oceanos, Zhou Xun, actriz chinesa e famosa activista por um estilo de vida sustentável e, por fim, Vinod Khosla, empresário norte-americano na área da energia limpa e co-fundador da Sun Microsystems.
“Os seis vencedores representam alguns dos pilares sobre os quais a sociedade pode construir um crescimento verde e um caminho para o desenvolvimento que una e não divida seis mil milhões de pessoas”, comentou Achim Steiner, secretário-geral do Programa da ONU para o Ambiente (PNUA).
Os galardões, criados em 2004, foram atribuídos numa cerimónia em Seul no Dia da Terra. Reconhecem sucessos nas áreas da Visão empresarial, política e liderança, ciência e inovação, inspiração e acção, e a categoria de 2010 Biodiversidade e gestão de ecossistemas.
Fonte:Publico.pt
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário