domingo, 2 de maio de 2010

Biólogos espanhois alertam: Preservar melhor a águia-de-bonelli


Biólogos espanhóis alertam para a necessidade de protecção de territórios de caça da espécie na sua estratégia de conservação.

Emblemática da região mediterrânica, incluindo o território português, a águia-de-Bonelli está classificada como "em perigo" na Europa, mas os resultados de um estudo realizado nos últimos anos na Universidade de Barcelona, em Espanha, poderão ajudar a concretizar medidas mais eficazes de conservação da espécie a partir de agora.

Os dados do estudo caracterizam em detalhe as necessidades territoriais da espécie e os seus padrões comportamentais, de forma que se torna possível definir novas estratégias de conservação que levem estes novos conhecimentos em conta.

No estudo publicado na revista The Ibis, a equipa do Grupo de Biologia da Conservação da Universidade de Barcelona, coordenado pelo biólogo Joan Real, os investigadores explicam que as águias-de-bonelli utilizam muito frequentemente zonas de grande valor biológico para a sua alimentação, mas que não estão em geral protegidas por medidas especiais, dada sua grande distância das zona de nidificação destas aves de grande porte.

"A abordagem clássica de protecção apenas das áreas de nidificação da espécie não é suficiente [para uma estratégia eficaz de protecção]", explicou Joan Real, citado pela Science Daily, sublinhando que "também é necessário proteger as áreas distantes dos ninhos que são ideais como territórios de caça e que são cruciais para a sobrevivência dos indivíduos".

A equipa de Barcelona monitorizou 18 águias-de- -bonelli em várias regiões da Catalunha, entre 2006 e 2008, para poder chegar a estas conclusões.

As maiores populações desta espécie na Europa residem precisamente em Espanha e Portugal e no Sul de França.

Fonte: Diário de Notícias   Foto: Paulo Ferreira

0 comentários:

Enviar um comentário