sábado, 1 de maio de 2010

Setúbal: “A Ostra Portuguesa – recuperação de um património”


O programa “A Ostra Portuguesa – recuperação de um património”, que pretende salvaguardar a biodiversidade e promover a identidade cultural e gastronómica da região, é iniciado dia 3, com a realização de um colóquio, em Setúbal.

“Ostras de Setúbal: Ciência, Património e Cultura” é o tema da primeira iniciativa do programa, organizado em parceria entre o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), Reserva Natural do Estuário do Sado e Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio de diversas entidades privadas.

O colóquio, a realizar na Estalagem do Sado, é iniciado pelas 15h00, com uma intervenção de Carlos Sousa Reis, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que disserta sobre “As ostras – Um recurso potencial”.

“Ensaios para a recuperação da ostra portuguesa”, por Fernanda Pessoa, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, às 15h45, e “O potencial socioeconómico das ostras portuguesas”, por Paulo Anacleto, da empresa Sapalsado, às 16h30, são outras palestras programadas.

A última intervenção do colóquio, moderado por Pedro Castro Henriques, do ICNB, é subordinada à temática “A exploração ostreicola no estuário do Sado nos anos 60 e princípios de 70 – Um recuar nas memórias”, pelo biólogo Antunes Dias, às 17h00, seguindo-se um período de debate.

Antes do colóquio, pelas 14h45, no mesmo local, é também apresentado o documentário “Ostra portuguesa – Um património a preservar”.

Uma sessão de confecção de pratos ao vivo, com o chefe António Alexandre, e a exposição “As ostras de Setúbal – Um rosário de memórias”, produzida pelo Museu do Trabalho Michel Giacometti, fazem também parte da programação da iniciativa.

O programa “A Ostra Portuguesa – recuperação de um património” inclui, em Maio, Junho e Julho, vários workshops, orientados pelo chefe António Alexandre, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e em diversas unidades hoteleiras da região, nos quais são transmitidos conhecimentos técnicos para manuseamento e confecção de ostras.

A 12 de Setembro, na Herdade da Mourisca, realiza-se uma feira de ostras, iniciativa que inclui colóquios, exposições, venda e degustação de ostras, passeios e actividades culturais e desportivas.

Fonte: http://www.distritonline.pt/

0 comentários:

Enviar um comentário