terça-feira, 25 de maio de 2010

Cerca de 850 quilos de lixo foram retirados de miradouros e praias da Arrábida

Cerca de 850 quilos de lixo foram retirados, sábado de manhã, de miradouros e praias da Arrábida, em Setúbal, numa acção desenvolvida no âmbito do Dia Internacional da Biodiversidade, que envolveu meia centena de pessoas.

Embalagens de comida, latas de refrigerantes, toalhetes e beatas e maços de cigarros foram os detritos mais detectados e recolhidos na “Arrábida Limpa”, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). Esta acção de limpeza e sensibilização, que envolveu representantes de instituições e voluntários, incidiu nas praias da Figueirinha, do Creiro e do Portinho da Arrábida e nos miradouros.

O vereador do Ambiente, Rui Higino, anunciou que a Câmara Municipal vai proceder à instalação de um novo tipo de caixote de lixo em todos os miradouros da Arrábida, integrado na paisagem, como medida preventiva contra os despejos ilegais, pois “todos deixam de ter razões para atirar, seja o que for, para o chão”.

O reforço dos pontos de recolha selectiva na Figueirinha e uma acção de limpeza mecânica nas praias a partir do dia 26, de Albarquel ao Portinho da Arrábida, foram outras medidas anunciadas pelo autarca.

Para Rui Higino, a acção de sensibilização e as medidas a ser implementadas pela Autarquia “representam a continuação de um trabalho de melhoria contínua na área do ambiente, recentemente atestado com os galardões Bandeira Azul, Praia Acessível e Praia Saudável” atribuídos à Figueirinha.

A directora do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Litoral de Lisboa e Oeste do ICNB, Teresa Leonardo, enalteceu a importância da componente prática da iniciativa, que “constitui a melhor maneira de se falar sobre a biodiversidade”, um tema, por vezes, “abstracto”.

Teresa Leonardo destacou que “esta é também uma forma de as instituições de unirem com as populações em torno de um objectivo comum: limpar e preservar a Arrábida, em prol de todos”.

Fonte: http://www.rostos.pt/

0 comentários:

Enviar um comentário