quinta-feira, 6 de maio de 2010

Exposição - "A gralha-de-bico-vermelho": até 31 de Julho de 2010

Início:04.05.2010


Fim:31.07.2010

Local: Centro de Informação e Interpretação do Parque Natural do Alvão em Vila Real

Entidade: Parque Natural do Alvão

Decorre de 4 de Maio até 31 de Julho de 2010, no Centro de Informação e Interpretação do Parque Natural do Alvão em Vila Real, a exposição “A Gralha-de-bico-vermelho, conhecer para conservar uma espécie ameaçada”.

Com esta iniciativa, inserida no Projecto de Educação Ambiental “Descobrir o Alvão”, pretende-se também comemorar o Ano Internacional da Biodiversidade e desta forma alertar e sensibilizar o público para uma espécie selvagem, que habita na nossa região e se encontra em perigo.

Para além dos conteúdos científicos e pedagógicos, a exploração das questões relacionadas com a dieta alimentar, é feita através da observação à lupa binocular, de excrementos da espécie e de alguns dos insectos de que se alimenta.

Estima-se que em Portugal não existam mais de 1000 indivíduos desta espécie, distribuídos por áreas tão diversas como Alvão, Gerês, Douro Internacional, Aire e Candeeiros, Estrela e Sudoeste Alentejano. O abandono agrícola e do pastoreio extensivo, e a agricultura intensiva são apontadas como as principais causas de ameaça, em virtude desta espécie se alimentar fundamentalmente de insectos e outros invertebrados do solo (e.g.:escaravelhos, gafanhotos, lagartas e larvas), complementada com material vegetal, como sementes e grãos, durante o período Invernal. (psrn2000, 2006).

Será também exibido um documentário sobre a espécie, produzido pelo LEA/ CITAB/UTAD.

O Parque Natural do Alvão, promotor desta iniciativa, contou com o apoio do Centro Comercial Serra Shopping da Covilhã e do Laboratório de Ecologia Aplicada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (LEA/UTAD), que se responsabilizou pelos conteúdos técnicos e científicos da exposição.

Venha conhecer a Gralha-de-bico-vermelho!

Marcações para grupos: 259 302830

0 comentários:

Enviar um comentário