sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ministério do Ambiente vai recrutar Vigilantes da Natureza



O Ministério do Ambiente vai recrutar trabalhadores para o Instituto da Conservação da Natureza, nomeadamente vigilantes da natureza, e vai reforçar os seus meios de trabalho, incluindo viaturas. O anúncio consta da resposta enviada pelo Ministério a questões colocadas pelo Bloco de Esquerda (BE) na sequência de denúncias da associação ambientalista Quercus sobre o abate ilegal de "centenas de sobreiros e azinheiras" e outra vegetação mediterrânica natural em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).

Na pergunta enviada ao Governo, o BE referia a "debilidade de actuação dos serviços de vigilância da natureza do PNSAC, quer por falta de meios humanos como de condições de logística adequadas". "Actualmente, os vigilantes da natureza do PNSCAC não têm capacidade de se deslocarem por falta de viaturas, ficando retidos na sua sede em Rio Maior", denunciava o BE, lamentando a "desvalorização" do papel dos vigilantes da natureza.

Na resposta, o ministério afirma que, além do recrutamento, tem em curso dois procedimentos para aquisição de viaturas em sistema de aluguer de longa duração e aquisição, com financiamentos comunitários e em parceria com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, de viaturas de prevenção e vigilância.

Fonte: O Mirante.pt

5 comentários:

  • Espero que seja em número necessário :)

    28 de maio de 2010 às 19:36

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Este comentário foi removido pelo autor.
  • Eu sou um pouco como S. Tomé...
    O Ministério só fala nisto quando aparece "sururú" na comunicação social.
    Já lá vão 5 meses e tudo continua na mesma (para pior)...

    28 de maio de 2010 às 20:39

  • Pois sim, eu até vou fazer um esforço e vou dizer que acredito, mas a APGVN tambem devia alertar a comunicação social sobre a situação dos vigilantes e respectivas condições de trabalho e não estar preocupada em criar mais uma unidade de operações, porque no meu entender é para criarem mais "Chefes"! será que não chega já quem queira mandar? ou esses lugarzinhos já têm candidatos?
    Aqui fica o meu comentário.

    29 de maio de 2010 às 10:24

  • numa fase de congelamento de admissões cinco lugares de VN são menos do que um remendo, mas o ICNB parece não saber ou não querer justificar à tutela que precisa de recrutar pelo menos 30 elementos; mas depois precisa de promover a organização de recursos, é é isso que se procura com a proposta da Unidade que aliás resulta do levantamento de obstáculos e identificação de prioridades que decorreu no Encontro de Dezembro, cujo relatório está publicado no site, para os mais distraidos.
    Temos que saber o que dizemos e o que queremos já que andamos a dizer há anos que precisamos de organização , de um Corpo Nacional, de ligação entre o presidente e os VN, de contornar as utilizações regionais em prol de uma actuação nacional, mas depois achamos que as propostas são carreiristas e concentramos as nossas energias em combater aqueles que as apresentam...Afinal queremos mudar ou queremos ir decaindo as condições da Carreira?

    31 de maio de 2010 às 11:16

Enviar um comentário