sexta-feira, 14 de maio de 2010

Museu de Ciência de Coimbra vai dar árvores a 35 escolas do país

Trinta e cinco escolas de todo o país vão receber árvores do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra para serem plantadas no próprio estabelecimento de ensino ou em espaços cedidos, no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade, foi hoje anunciado.

A entrega às escolas das mudas para plantar vai acontecer a 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade, no âmbito do projecto “Planta uma árvore com a tua escola”.

O desafio lançado pelo Museu da Ciência, em colaboração com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, foi respondido por jardins-de-infância, escolas básicas e secundárias especialmente da Região Centro mas também dos Açores, Lisboa e Olhão.

“A iniciativa pretende sensibilizar as crianças para a importância das árvores como parte integrante e suporte da biodiversidade”, explica o Museu de Ciência em comunicado.

O grande objectivo é “zelar pela preservação da flora nacional e garantir a sobrevivência das espécies e do planeta Terra”. “A redução ou o desaparecimento das florestas nativas significam a perda de habitats de suporte para várias espécies”, lembrou a instituição.

“Com menos plantas temos pior qualidade do ar, com níveis de oxigénio muito mais baixos. A maior parte dos princípios activos dos medicamentos (tanto os tradicionais, como os mais recentes) são produzidos incorporando ou adaptando substâncias naturais, a maioria das quais extraída de plantas e algas”, explicou Paulo Gama Mota, director do museu. O responsável lembrou ainda que a “desflorestação induz importantes alterações climáticas” e “processos de desertificação”.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário