O projecto de reintrodução do abutre-preto (Aegypius monachus) na Catalunha já está a dar resultados. As autoridades espanholas anunciaram o nascimento da primeira cria naquela zona no espaço de mais de um século.
Segundo o jornal “El Mundo”, trata-se da primeira cria registada na Catalunha desde que a espécie se extinguiu naquela região.
A ave, que nasceu a 25 de Abril na Reserva Nacional de Boumort, é filha de dois exemplares reintroduzidos há três anos.
Actualmente, a área alvo do projecto de reintrodução, que começou em 2007, acolhe três casais estáveis. Mas apenas um conseguiu completar com êxito o ciclo reprodutor.
O abutre-preto – a maior ave de Espanha - foi declarado a Ave do Ano pela Sociedade Espanhola de Ornitologia (SEO) e pela Birdlife. Estima-se que existam em todo o país cerca de dois mil casais.
Em Portugal, a espécie tem uma população extremamente reduzida e, por isso, o Livro Vermelho dos Vertebrados classificou-a como Criticamente em Perigo. O abutre-preto ocorre numa “estreita faixa na zona fronteiriça do Alentejo e Beira Baixa”, segundo o Livro Vermelho. As maiores ameaças à espécie são o envenenamento e a alteração do habitat.
Fonte: Publico.pt
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário