domingo, 23 de maio de 2010

NOVIDADES "ALDEIA": Loja Online e Cursos


Loja Online da ALDEIA

A loja online da Associação ALDEIA já se encontra em funcionamento (aqui)! Descubra o nosso catálogo de produtos (brevemente com novidades).


--------------------------------------------------------------------

Identificação, Biologia e Conservação de Aves de Rapina Nocturnas
28 a 30 de Maio
Gouveia
Auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira


Mais Informações aqui!


As aves de rapina nocturnas são um grupo de aves que despertam sentimentos bastante contraditórios. Se por um lado, são associadas a mitos e maus presságios o que leva a uma injusta perseguição destas aves, por outro lado, algumas pessoas associam-nas a bons presságios e reconhecem a sua elevada importância na agricultura, sendo importantes aliados no combate a pragas de roedores e insectos.
A perseguição que as aves de rapina nocturnas sofreram por parte do Homem, juntamente com outros factores de “progresso” da sociedade moderna (desenvolvimento urbano, uso de agroquímicos, abandono agrícola, desflorestações, etc.), levaram a diminuições das populações da maior parte das espécies. O secretismo associado ao modo de vida destas aves tem sido um dos principais factores que levam ao desconhecimento generalizado, quer popular ou científico. Além disso, o crescente distanciamento das pessoas em relação à natureza, não deve ser corroborado pela comunidade científica, a quem cabe a tarefa de conhecer e dar a conhecer estas fantásticas aves. As aves de rapina nocturnas estão cada vez mais presentes, indirectamente, no quotidiano das pessoas, fruto de estratégias de marketing da sociedade consumista. Importa assim, informar e divulgar estas aves pela importância que têm no ecossistema, em algumas actividades humanas e na conservação da natureza em geral.
Neste sentido, a ALDEIA e o CERVAS, no âmbito do Projecto BARN, realizam este curso com os objectivos de consciencializar a comunidade em geral e a comunidade científica em particular, da importância de ampliar o conhecimento e a divulgação destas espécies.


--------------------------------------------------------------------


Curso de Iniciação à Ilustração Científica a Preto e Branco
10 a 13 de Junho de 2010
Gouveia
Delegação do Parque Natural da Serra da Estrela

 
Mais Informações aqui!


A ilustração científica continua a ser bastante usada, desde esboços de campo para uso pessoal até livros de divulgação científica para toda a comunidade. Sendo muitas vezes considerado a ponte entre a arte e a ciência, a ilustração foca-se na riqueza e precisão da informação, dando uma elevada importância ao rigor científico mas sem descartar a estética.

Este curso tem como objectivo iniciar os participantes na ilustração científica, sendo dirigido a qualquer pessoa interessada em dar os primeiros passos em ilustração científica, mas também pessoas da área da Biologia e de outras ciências naturais, sendo que o próprio acto da realização da ilustração ou mesmo esboço de campo poderá melhorar a capacidade de observação, pois aumenta a capacidade da mente reter informação.

ALDEIA - Acção, Liberdade, Desenvolvimento, Educação, Investigação, Ambiente
Apartado 29
5230-314 Vimioso
Tel: 962255827 / 919457984 / 966151131
Correio electrónico: aldeiamail@gmail.com

0 comentários:

Enviar um comentário