domingo, 23 de maio de 2010

Oceanos terrestres armazenam grandes quantidades de energia


Pelo menos 80% da energia do aquecimento global fica no mar sob a forma de calor. As quantidades são fantásticas.
A camada superior dos oceanos acumulou uma enorme quantidade de energia desde 1993, apurou um novo estudo de uma equipa internacional que juntou cientistas de várias universidades britânicas, alemãs e japonesas, além da NASA e de organismos americanos.

"O oceano é o maior reservatório de calor no sistema climático", explicou Josh Willis, um oceanógrafo da NASA envolvido neste estudo pluridisciplinar. "À medida que o planeta aquece, percebemos que 80% a 90% desse calor adicional acaba nos mares". Este efeito é responsável pela subida do nível dos oceanos, dado que a água mais quente expande-se. O cálculo dos cientistas aponta para metade do efeito de subida do nível marinho à conta deste calor armazenado.

Os cientistas mediram a temperatura de várias camadas dos primeiros 300 metros dos mares e descobriram provas de que a água aqueceu de forma significativa na camada superior, entre 1993 e 2008. O aquecimento foi progressivo e é global.

As medições internacionais são feitas com bóias flutuantes que têm sido distribuídas nos oceanos. Foram já colocados 3200 destes aparelhos sofisticados, que também medem a salinidade e as correntes.

Para se perceber a quantidade de calor que os oceanos acumularam, os cientistas estimam que estamos perante uma quantidade de energia que daria para acender 500 lâmpadas de 100 watts por cada habitante humano da Terra. Os efeitos nas mudanças climáticas são por enquanto desconhecidos.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário