Esta diminuição, causada por mudanças ambientais, está a acontecer “em todos os principais corredores de migração que as aves utilizam para percorrer milhares de quilómetros entre os locais de nidificação e aqueles onde passam o Inverno”, explica o PNUA, em comunicado, no Dia Mundial das Aves Migratórias.
Actualmente, 41 por cento das 522 populações de aves aquáticas migratórias que percorrem itinerários que ligam a África e a Eurásia estão a registar diminuições. Além disso, o número de aves canoras migratórias que utilizam os mesmos corredores também está a diminuir.
“O número de aves das florestas boreais do Hemisfério Norte que migram do Norte do Canadá para a América do Sul apresenta uma diminuição acentuada porque estas aves estão a perder os locais de nidificação nas florestas”, informa o PNUA.
"As aves migratórias são das criaturas mais extraordinárias do planeta e, em muitos países, a observação de aves é uma actividade de lazer e turismo economicamente importante", disse Achim Steiner, Director Executivo do PNUA.
"Mas as aves migratórias são mais do que isso. A sua dependência de habitats e ecossistemas saudáveis significa que são importantes indicadores que permitem determinar se a comunidade internacional está verdadeiramente a tentar corrigir o declínio e erosão do património natural do planeta".
“A colaboração internacional é a única maneira que temos para conservar as aves migradoras quando atravessam os seus corredores de migração”, disse Marco Lambertini, director executivo da federação Birdlife International, da qual a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea) faz parte. Esta federação reúne mais de cem organizações nacionais em todos os continentes.
O Dia Mundial, subordinado ao tema "Aves Migratórias – Embaixadoras da Biodiversidade", será assinalado no fim-de-semana de 10 e 11 de Maio com concertos, filmes e outros eventos públicos destinados a dar destaque à ameaça crescente a que estão sujeitas as aves migratórias e a biodiversidade mundial.
Fonte: Publico.pt
0 comentários:
Enviar um comentário