domingo, 2 de maio de 2010

Os oceanos são mais ricos do que se pensa, diz estudo


Um novo estudo de cientistas de duas universidades americanas (NOAA e Texas-Corpus Christi), publicado na revista Oceanography, afirma que os ecossistemas de montanhas submarinhas ocupam uma superfície de 28,8 milhões de quilómetros quadrados, área superior à da América do Sul.

As montanhas submarinas proporcionam habitats com enorme biodiversidade, mas pensava-se que a sua dimensão era menor. Estes pontos de abundância de vida são a base de zonas onde os cientistas encontraram novas espécies. Estas áreas têm também enorme potencial económico.

Os investigadores estudaram e mapearam 200 montanhas submarinas e tiraram amostras em mais 100. No entanto, usando técnicas de altimetria por satélite e modelos estatísticos, os cientistas estimam que existam mais de 45 mil montanhas submarinas no planeta, o que torna estes ecossistemas num dos mais banais do mundo. Estudos anteriores colocavam o número de montanhas submarinas em 30 mil.

Estas descobertas têm enormes implicações para a biologia, mas igualmente na futura exploração económica dos oceanos. Em torno de arquipélagos estas estruturas são comuns.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário