domingo, 2 de maio de 2010

À procura dos 7 paraísos naturais que o Homem estragou

A mão humana conseguiu destruir o que outrora foram algumas das maravilhas naturais portuguesas. Pelo menos é o que diz a iniciativa 7 Ex-Maravilhas de Portugal, que quer descobri-las e chamar a atenção dos portugueses. Conheça catorze delas e aproveite para sugerir e votar no site oficial.

A praia da Cruz Quebrada, em Oeiras, foi um local privilegiado para a aristocracia portuguesa passar os seus momentos de lazer. Mas agora o cenário é desolador, com o areal poluído e água imprópria para banhos e pesca. Situações destas levaram a que um grupo de cidadãos decidisse eleger as 7 Ex-Maravilhas de Portugal: locais que a natureza criou belos e que a mão humana tornou em horrendos.

"A ideia surgiu da necessidade de um grupo de pessoas ligadas ao ambiente de assinalar a existência de lugares da natureza em Portugal que, no passado, já foram bonitos, e que hoje em dia são feios, encontrando-se alguns deles já irremediavelmente destruídos", explicou ao DN Pedro Quartín Graça, do comissariado desta iniciativa. Casos como Tróia, as construções da Costa de Caparica ou até o rio Trancão são bastante mediáticos.

O processo de votação já está disponível no site http://7exmaravilhas.net/, em que já existem 14 exemplos de aberrações. "Todas as pessoas podem sugerir uma ex-maravilha enviando fotos e vídeos da sua proposta, de preferência com um texto explicativo", acrescenta. Depois serão analisadas as propostas, sendo o critério apenas ao nível da solidez da candidatura - se é uma paisagem natural e se o grau de ameaça sobre ela existe ou existiu e é real.

A fase de candidatura dura até ao dia 13 de Julho. As treze candidaturas mais votadas até esse dia poderão ser escolhidas até 7 de Setembro, data em que serão anunciadas as vencedoras. Depois, "será dada a devida divulgação pública junto da população e espera-se que haja uma reflexão das autoridades e dos próprios portugueses", termina.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário