terça-feira, 25 de maio de 2010

P. naturais: Desafio de gestão de equilíbrio entre vários interesses está a ser ganho


O ICNB diz que está a "ganhar" o desafio da gestão de equilíbrio entre interesses de proteção dos recursos naturais, interesses económicos e das pessoas que vivem nos parques naturais, mas ainda está longe da meta pretendida de visitação.

No Dia Europeu dos Parques Naturais, que hoje se assinala, o presidente do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), Tito Rosa, disse à agência Lusa que existem "dificuldades de gestão de parques como os portugueses, que são parques muito extensos, muito povoados" e onde é nececessário fazer "uma gestão de equilíbrio entre os interesses de conservação, interesses económicos e interesses das pessoas" que lá vivem.

"Pensamos que, gradualmente, estamos a ganhar esse desafio, sabendo, no entanto, que estamos longe ainda das metas que queremos em matéria de ter os nossos parques no ponto de visitação que queremos", explicou.

O objetivo é que os portugueses visitem mais os parques naturais e conheçam melhor os valores defendidos e protegidos nestas zonas, para o que devem ser criadas "melhores condições" de acesso, de estadia e de visitação.

Acerca da falta de pessoal nos parques apontada pelas associações ambientalistas, Tito Rosa disse que "toda a administração tem constrangimentos de recursos, sobretudo nos recursos humanos".

Em alguns casos, existem "limitações maiores", como na vigilância, e o presidente do INCB referiu que esta situação está a ser ultrapassada com a abertura de concursos para novos vigilantes, o que não acontecia "há muitos anos".

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário