terça-feira, 11 de maio de 2010

Perda da biodiversidade ameaça o ponto de ruptura, indica relatório da ONU


Quando tempo falta para chamarmos “savana” à floresta da Amazónia? Não se sabe. O terceiro relatório da Avaliação Global da Biodiversidade (GBO-3) publicado hoje estima que um fenómeno destes passa a ser provável, se a desflorestação da região alcançar entre os 20 e os 30 por cento do território. Neste momento calcula-se que já esteja nos 17 por cento.

Este é um dos pontos de ruptura que a avaliação feita pela Convenção da Diversidade Biológica, que pertence às Nações Unidas (ONU), detectou. É também um reflexo do que ficou por alcançar: a diminuição da perda de biodiversidade até 2010.

“Este relatório diz que estamos a chegar ao ponto de ruptura onde o dano feito ao planeta se torna irreversível, a não ser que actuemos de uma forma urgente”, disse Ahmed Djoghlaf, o secretário executivo da convenção. O relatório publicado foi baseado parcialmente em 110 estudos nacionais sobre os passos definidos em 2002 para se conseguir chegar à meta.

O resultado é pouco animador. Segundo Djoghlaf, a taxa de extinção para muitos animais e plantas é mil vezes mais rápida do que o normal, e abarca não só as espécies selvagens, mas também variedades importantes para a agricultura e pecuária.

Para além da degradação da floresta da Amazónia, foram identificadas outras duas situações de ruptura. Os lagos de água doce contaminados por algas, que consomem o oxigénio e matam as outras espécies, e os recifes de coral que estão a morrer devido ao aquecimento e acidificação dos oceanos.

Estes alertas não escapam à economia. Segundo um estudo citado pela BBC News, o custo anual da desflorestação fica entre os 1,56 e 3,9 biliões de euros. A ONU acusa muitos países de não olharem para o valor económico das espécies e dos ecossistemas.

“A humanidade construiu a ilusão de que de alguma forma conseguimos sobreviver sem biodiversidade”, disse Achim Steiner, director do programa de ambiente das Nações Unidas. “A verdade é que precisamos mais do que nunca [da biodiversidade] num planeta com seis mil milhões de pessoas que vai ter mais do que nove mil milhões em 2050.”

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário