sábado, 29 de maio de 2010

PNSAC: Libertação de animais sinistrados após recuperação


Na sequência desta notícia aqui, vários animais sinistrados recolhidos pelos Vigilantes da Natureza, felizmente encontram novamente o caminho para a vida na natureza onde pertencem.
No dia 24 de Maio foi dia de libertação para alguns animais com sucesso na sua recuperação. Contaram-se 3 Águias-de-asa-redonda (Buteo buteo), 2 Mochos-galegos (Athene noctua) e 1 Bufo-real (Bubo bubo) que após recolha e reencaminhamento para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Lisboa (Lx CRAS), em Monsanto, tiveram alta após alguns meses de recuperação, estando aptos para regressar à natureza.

Vamo-nos focar neste último, o bufo-real, espécie predadora de topo nos nossos ecossistemas serranos e considerada pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal como QUASE AMEAÇADO.

Este espécime foi encontrado debilitado em Serpa por um particular que o entregou ao SEPNA, sendo posteriormente encaminhado para o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, cujos VNs o fizeram chegar ao LxCRAS em Monsanto para recuperação.

Passados 4 meses e tendo recuperado com sucesso (infelizmente tal não acontece com grande parte dos animais sinistrados que ingressam nos centros de recuperação), chegou a hora da sua libertação na natureza onde pertence.

Por norma, os animais recuperados são libertados perto da área onde foram recolhidos, no entanto, devido à escassez de meios logísticos (nomeadamente viaturas), tal não foi possível. Assim sendo, optou-se por libertar o animal num habitat de ocorrência da espécie, numa zona recôndita e sem perturbação sobre a cumeada de uma escarpa (habitat preferencial da espécie) em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.



Esperamos que o sucesso deste exemplar de bufo-real continue, encontrando parceira para reprodução e perpetuando os genes da espécie para a posteridade, vivendo a sua vida, vivendo selvagem!

Francisco Barros

0 comentários:

Enviar um comentário