O Geopark Naturtejo, que agrega vários sítios de interesse geológico portugueses, vai apadrinhar a criação de uma área protegida em Timor-Leste, anunciou hoje o ministro do Turismo, Comércio e Indústria daquele país.
Gil da Costa Alves, em visita oficial a Portugal, passou ontem pela região do Geopark. O objectivo da visita foi “definir estratégias conjuntas, ao nível do desenvolvimento económico e turístico, bem como estabelecer protocolos de cooperação e definir estratégias de colaboração entre ambos os territórios”.
“Timor-Leste não tem experiência nesta área dos geoparques nem conhecimento técnico para trabalhar sozinho num processo destes, pelo que este protocolo com o Geopark Naturtejo vai ser muito importante nesse sentido, aproveitando até as boas relações que têm com a UNESCO”, adiantou o ministro timorense.
Em termos turísticos, adiantou que o país está ainda em fase de planeamento, por ser “um território ainda virgem, intacto, pelo que será mais fácil ser feito um trabalho para preservar as suas potencialidades naturais”. Para isso, “é preciso a ajuda destes especialistas [do Geopark Naturtejo]”, salientou.
Gil da Costa Alves referiu que a passagem por Vila Velha de Ródão surgiu na sequência de um convite da presidente da Câmara Municipal, Maria do Carmo Sequeira, numa das suas mais recentes viagens a Timor-Leste.
Fonte: Lusa
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário